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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Subcidadania, identidade e constituição dirigente no Brasil: os direitos fundamentais da cultura popular
Autor(es): Nascimento, Manuela Andrade do
Moreira, Nelson Camatta
Resumo: Esse artigo traz uma abordagem histórica da formação do fenômeno chamado de subcidadania e suas consequências que recaíram, principalmente, sobre a população negra exescrava, com enfoque na negação de direitos fundamentais ao longo desse processo. Dessa forma, ressalta-se a importância em, ainda, falar-se em um projeto de constitucionalismo dirigente, visto que no Brasil, país em que a modernidade foi fruto de uma “importação”, é necessária a transformação da realidade social para que haja uma melhoria efetiva na vida dos (sub)cidadãos. Com algumas contribuições da Psicanálise, será tratada a figura do testemunho, muitas vezes utilizada como ferramenta importante para recuperação de um trauma, sendo esse trauma, no presente trabalho, a exclusão social da população negra ao longo da conformação do Estado brasileiro ao longo dos séculos. Nesse contexto, a arte, em forma de música, aparece como ferramenta de transformação do status quo, sendo o gênero musical do rap uma forma de testemunho da população negra excluída, demonstrando que por meio da arte é possível dar voz para aqueles que por muito tempo tiveram suas vozes caladas e silenciadas devido à condição de desigualdade em que esses (sub)cidadãos estavam submetidos, ficando evidente a realidade dura e difícil do (sub)cidadão.
Abstract: This article brings a historical approach of the formation of the phenomenon called of undercitizenship and their consequences that relapsed, mainly, on the ex-slave black population, with focus in the denial of fundamental rights during this process. So, it is important to, still, discuss about a project of directive constitucionalism, because in Brazil, country where the modernity was “imported”, it is necessary to make the transformation of the social reality for an effective improvement in the (under)citizens’ life. With some contributions of the Psychoanalysis, the illustration of the testimony will be treated, as an important tool for recovery of a trauma, being that trauma, in the present work, the social exclusion of the black population along the resignation of the brazilian State along the centuries. In this context, the art, in music form, appears as tool of transformation of the status quo, being the musical gender of the rap a form of testimony of the excluded black population, demonstrating that through the art is possible to give voice for those that were silenced because of the inequality condition in that those (under)citizens were submitted, being evident the difficult reality of the (under)citizens.
Palavras-chave: Arte
Constitucionalismo dirigente
Subcidadania
Testemunho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade de Direito de Vitoria
Sigla da Instituição: FDV
Citação: MOREIRA, Nelson Camatta; NASCIMENTO, Manuela Andrade do. Subcidadania, identidade e constituição dirigente no Brasil: os direitos fundamentais da cultura popular. RFD: Revista da Faculdade de Direito da UERJ, n. 36, p. 230-254, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/rfd.2019.40073. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rfduerj/article/view/40073
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.12957/rfd.2019.40073
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/950
Data do documento: 28-Jun-2019
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