Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/938
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAbreu, Arthur Emanuel Leal-
dc.creatorFrancischetto, Gilsilene Passon Picoretti-
dc.date.accessioned2021-02-10T18:52:25Z-
dc.date.available2021-02-10-
dc.date.available2021-02-10T18:52:25Z-
dc.date.issued2019-08-15-
dc.identifier.citationABREU, Arthur Emanuel Leal; FRANCISCHETO, Gilsilene Passon Picoretti. Direito fundamental à educação de qualidade: a pedagogia dos multiletramentos e o pensamento decolonial diante das diferenças. Revista LES: Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina-PI, v. 24, n. 42, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i42.8842. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/8842.pt_BR
dc.citation.volume24pt_BR
dc.citation.issue42pt_BR
dc.citation.spage232pt_BR
dc.citation.epage253pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26694/les.v0i42.8842pt_BR
dc.identifier.issn2526-8449pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/938-
dc.description.abstractThis article seeks to discuss the effectiveness of the fundamental right to a quality education, given the recognition of differences in classrooms. Although schools traditionally provide a uniform and allegedly egalitarian education, it is necessary to consider the multiplicities inherent to the students. In this sense, we present the Pedagogy of Multiliteracies and the decolonial thinking as possible approaches to deal with differences in the school environment. Through the deductive method, we identify the premises of the two movements and analyze the possibility of reconciliation between them. Thus, we conclude by the compatibility and, in particular, by the complementarity of the two approaches, enabling the construction of an intercultural education project, which recognizes and problematizes the differences. In this process, the teacher plays a fundamental role, as articulator of the learning contents with the students' repertoire and with the local cultures. In this way, it becomes possible to accomplish the fundamental right to a quality education, through the incorporation of the multiliteracies and the decolonial critical reflection, which allows a meaningful and contextualized teaching-learning process.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca discutir a efetivação do direito fundamental à educação de qualidade, diante do reconhecimento das diferenças existentes na sala de aula. Embora as escolas, tradicionalmente, forneçam um ensino uniforme e pretensamente igualitário, faz-se necessário considerar as multiplicidades inerentes aos alunos. Nesse sentido, apresentamos a Pedagogia dos Multiletramentos e o pensamento decolonial como abordagens possíveis para lidar com as diferenças no ambiente escolar. Por meio do método dedutivo, identificamos as premissas dos dois movimentos e analisamos a possibilidade de conciliação entre elas. Assim, concluímos pela compatibilidade e, em especial, pela complementaridade das duas abordagens, possibilitando a construção de um projeto de educação intercultural, que reconhece e problematiza as diferenças. Nesse processo, o professor desempenha um papel fundamental, como articulador da ensinagem com o repertório dos estudantes e com as culturas locais. Dessa forma, torna-se possível efetivar o direito fundamental à educação de qualidade, por meio da incorporação dos multiletramentos e da reflexão crítica decolonial, o que permite um processo de ensino-aprendizagem significativo e contextualizado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2021-02-10T14:37:10Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCHETTO - Direito fundamental à educação de qualidade.pdf: 435009 bytes, checksum: aa8e91df27c520c5fe8ca48650c6702c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br), reason: Retirar caixa alta nos autores on 2021-02-10T18:30:45Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2021-02-10T18:44:21Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCHETTO - Direito fundamental à educação de qualidade.pdf: 435009 bytes, checksum: aa8e91df27c520c5fe8ca48650c6702c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2021-02-10T18:52:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCISCHETTO - Direito fundamental à educação de qualidade.pdf: 435009 bytes, checksum: aa8e91df27c520c5fe8ca48650c6702c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-10T18:52:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISCHETTO - Direito fundamental à educação de qualidade.pdf: 435009 bytes, checksum: aa8e91df27c520c5fe8ca48650c6702c (MD5) Previous issue date: 2019-08-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.relation.ispartofRevista LES: Linguagem, Educação e Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectPensamento decolonialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleDireito fundamental à educação de qualidade: a pedagogia dos multiletramentos e o pensamento decolonial diante das diferençaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.typeArtigo de periódicoPOR
Appears in Collections:PPGD - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCHETTO - Direito fundamental à educação de qualidade.pdf424.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.