Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/936
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinheiro, Priscila Tinelli-
dc.creatorFrancischetto, Gilsilene Passon Picoretti-
dc.date.accessioned2021-02-10T18:48:17Z-
dc.date.available2021-02-10-
dc.date.available2021-02-10T18:48:17Z-
dc.date.issued2019-10-19-
dc.identifier.citationFRANCISCHETTO, Gilsilene Passon Picoretti; PINHEIRO, Priscila. Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar. Revista Espaço Jurídico: Journal of Law [EJJL], Chapecó - SC, v. 20, n. 2, p. 377-396, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.18593/ejjl.16308, Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/16308.pt_BR
dc.citation.volume20pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage377pt_BR
dc.citation.epage396pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18593/ejjl.16308pt_BR
dc.identifier.issn2179-7943pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/936-
dc.description.abstractThe Brazilian society is formed by several brands acquired by processes of violation of rights and atrocities committed by the State. The present study aims to analyze memory as a fundamental right and the mechanisms created by the Federal Constitution of 1988, as art. 216, which grants state protection to Brazilian cultural heritage and art. 68 of the Transitional Constitutional Provisions Act, which guarantees the quilombola remnants the definitive ownership of the lands they are occupying. Bibliographic research will be used for the analysis of primary knowledge, based on the application of the deductive method, which will start from premises, major and minor, to reach the conclusion. To this end, the need for future generations' knowledge of the truth about the historical past will be analyzed as a measure of non-repetition of abuses committed, for example, by the State, and they are responsible for social transformation. Finally, some mechanisms for the implantation of memory in the school environment will be presented as a way of meaningfully recovering the historical facts for the student.pt_BR
dc.description.resumoA sociedade brasileira é formada por diversas marcas adquiridas por processos de violação de direitos e de cometimento de atrocidades por parte do Estado. O presente estudo tem por objetivos a análise da memória enquanto um direito fundamental e os mecanismos criados pela Constituição Federal de 1988, como o art. 216, o qual confere a proteção estatal ao patrimônio cultural brasileiro e o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que garante aos remanescentes quilombolas a propriedade definitiva das terras que estejam ocupando. Utilizar-se-á a pesquisa bibliográfica para a análise dos conhecimentos primários, a partir da aplicação do método dedutivo, o qual partirá de premissas, maior e menor, para se chegar à conclusão. Para tanto, analisar-se-á a necessidade do conhecimento, pelas gerações futuras, da verdade sobre o passado histórico como medida de não repetição de abusos cometidos, por exemplo, pelo Estado, sendo elas responsáveis pela transformação social. Por último, apresentar-se-á alguns mecanismos de implantação da memória no ambiente escolar como forma de resgatar de maneira significativa, para o aluno, os fatos históricos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2021-02-10T12:57:45Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCHETTO - Para que não se esqueça.pdf: 7841257 bytes, checksum: c07f4f5bd1808008cce288140272b81c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br), reason: Retirar caixa alta dos autores on 2021-02-10T18:28:39Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2021-02-10T18:43:32Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCHETTO - Para que não se esqueça.pdf: 7841257 bytes, checksum: c07f4f5bd1808008cce288140272b81c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2021-02-10T18:48:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCISCHETTO - Para que não se esqueça.pdf: 7841257 bytes, checksum: c07f4f5bd1808008cce288140272b81c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-10T18:48:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISCHETTO - Para que não se esqueça.pdf: 7841257 bytes, checksum: c07f4f5bd1808008cce288140272b81c (MD5) Previous issue date: 2019-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço Jurídico: Journal of Law [EJJL]pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito fundamentalpt_BR
dc.subjectMemoriapt_BR
dc.subjectDitadura militarpt_BR
dc.subjectFormação escolarpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titlePara que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.typeArtigo de periódicoPOR
Appears in Collections:PPGD - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCHETTO - Para que não se esqueça.pdf7.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.