Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/897
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Interlúdios de shows musicais como objetos de aprendizagem em estudos de gênero
metadata.dc.creator: Abreu, Arthur Emanuel Leal
Bussinguer, Elda Coelho de Azevedo
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de investigação que enfrenta os desafios impostos aos educadores inseridos em uma cibercultura baseada em tecnologias digitais, com sua consequente condição de hiperconectividade e hipertextualidade, que pressupõe o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais, capazes de manter um processo educativo que se faça significativo ao novo modo com que se operam as relações humanas e o modo como a informação e o conhecimento são processados. Analisa as possibilidades de utilização da pedagogia dos multiletramentos, em especial aplicada a shows musicais, com sua diversidade discursiva e de alto impacto na sociedade e de modo mais expressivo em jovens. Propõe como ponto de partida analítico o show “Live at Made in America”, da Beyoncé, no qual foram identificados 6 (seis) interlúdios marcados por multimodalidade, em interfaceamento de áudios, vídeos, projeções de palavras, dentre outros recursos audiovisuais, nos quais a proposta temática direcionava-se às categorias gênero e feminismo. A análise dos 6 (seis) interlúdios identificados deixou evidenciada a adequação dessa modalidade pedagógica para os estudos de gênero e feminismo, mostrando o forte impacto desses recursos no enfrentamento de problemas que requerem a reflexão e debate sobre temas ligados aos direitos humanos a serem conquistados
Resumen : It is an investigation that faces the challenges imposed on educators inserted in a cyberculture based on digital technologies, with its consequent condition of hyperconnectivity and hypertextuality, which presupposes the development of new educational technologies, capable of maintaining an educational process that becomes meaningful to the new way in which human relations operate and the way information and knowledge are processed. It analyzes the possibilities of using the pedagogy of multiliteracies, especially applied to musical concerts, with its discursive diversity and high impact on society and more expressively among young people. As an analytical starting point, it uses the “Live at Made in America” concert, by Beyoncé. The research identifies 6 (six) interludes marked by multimodality, interfacing audio, videos, word projections, among other audiovisual resources, in which the thematic proposal addressed the categories gender and feminism. The analysis of the 6 (six) identified interludes revealed the adequacy of this pedagogical modality for studies of gender and feminism, showing the strong impact of these resources in facing problems that require reflection and debate on issues related to human rights to be conquered
Palabras clave : Cibercultura
Multiletramentos
Direitos humanos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
Citación : ABREU, Arthur Emanuel Leal; BUSSINGUER, Elda Coelho de Azevedo. Interlúdios de shows musicais como objetos de aprendizagem em estudos de gênero, 2020, Vitória. Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura [online], n. 25, p. 229-250, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigos_25/linguistica/letramagna25_ling_13_229-250.pdf
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/897
Fecha de publicación : 15-dic-2020
Aparece en las colecciones: PPGD - Artigos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
letramagna25_ling_13_229-250.pdf444.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.