Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/87
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3383944246681351pt_BR
dc.contributor.referee1Krohling, Aloísio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7998139181855415pt_BR
dc.contributor.referee2Wolkmer, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828972498980275pt_BR
dc.creatorCarvalho, André Azeredo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486323883196191pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-24T17:21:31Z-
dc.date.available2018-08-23-
dc.date.available2018-08-24T17:21:31Z-
dc.date.issued2008-03-19-
dc.identifier.citationCARVALHO, André Azeredo. A extensão universitária como instrumento de efetivação dos direitos humanos fundamentais no curso de direito. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais) - Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais, Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/87-
dc.description.abstractThe developed research intended to demonstrate the possibilities of using university extension in a way to promote the humanization of the law teaching, as well as to discuss the need of modifying the approach of the human rights issue at the juridical academies and to make their social responsibility worthy. Trough the historical gathering of the juridical teaching in Brazil, it was possible to conclude that since the days of the Brazilian Empire until the actual days, this teaching is dominated by the technical and non critic ideology imposed by the occidental capitalism. This form of teaching development shocks with the conceptions of knowledge used as power, liberty dialogue, symbolic power and multiculturalism defended by authors as Michel Foucault, Paulo Freire, Pierre Bourdieu, Boaventura de Sousa Santos, producing a different optic when analyzing the actual academic activities and its effects on the law students formation. This way, emerges the problem about the possibilities of the humanization of the formation of these students using the university extension by the equilibrated dialogue between scientific and traditional knowledge’s. The dialectic methodology was used by the analysis between the theory described by the legislation and the reality that has been practiced on the juridical teaching.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida objetivou demonstrar a possibilidade da utilização da extensão universitária com a finalidade de promover a humanização do ensino do direito, bem como discutir a necessidade de mudança na abordagem da questão dos direitos humanos nas academias jurídicas e fazer valer o cumprimento de sua função social. Por meio do levantamento do histórico do ensino jurídico no Brasil, foi possível depreender que data do Império até os dias atuais a dominação desse ensino pela ideologia tecnicista e acrítica. Essa forma de desenvolvimento do ensino entra em choque com as concepções do saber utilizado como poder, diálogo emancipatório, poder simbólico e multiculturalismo, encampadas por autores como Michel Foucault, Paulo Freire, Pierre Bourdieu e Boaventura de Sousa Santos, produzindo uma diferente ótica sobre as práticas acadêmicas atuais e seu reflexo na formação dos estudantes de direito. Dessa forma, surge a problemática acerca da possibilidade de humanização da formação proporcionada aos estudantes por meio da extensão universitária nos moldes do diálogo equilibrado entre os saberes, científico e tradicional. A metodologia utilizada foi a dialética, com base na análise entre o conflito da teoria posta na legislação, e a prática que vem sendo desenvolvida no ensino jurídico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2018-08-23T19:19:46Z No. of bitstreams: 1 ANDRÉ AZEREDO CARVALHO.pdf: 735864 bytes, checksum: b6868bddf8d16035a54f8f107aa606fe (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br), reason: Inserir a referência da dissertação no campo "citação". on 2018-08-24T13:27:55Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2018-08-24T13:38:55Z No. of bitstreams: 1 ANDRÉ AZEREDO CARVALHO.pdf: 735864 bytes, checksum: b6868bddf8d16035a54f8f107aa606fe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2018-08-24T17:21:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANDRÉ AZEREDO CARVALHO.pdf: 735864 bytes, checksum: b6868bddf8d16035a54f8f107aa606fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-24T17:21:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDRÉ AZEREDO CARVALHO.pdf: 735864 bytes, checksum: b6868bddf8d16035a54f8f107aa606fe (MD5) Previous issue date: 2008-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino jurídicopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectDireitos humanos fundamentaispt_BR
dc.subjectDiálogo emancipatótiopt_BR
dc.titleA extensão universitária como instrumento de efetivação dos direitos humanos fundamentais no curso de direitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉ AZEREDO CARVALHO.pdf718.62 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons