Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/832
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Reflexões sobre o conceito de inclusão escolar de crianças autistas à luz da Lei 12.764/12: direito à igualdade e à diferença
metadata.dc.creator: Siqueira, Sophia da Costa Honorato de
metadata.dc.contributor.advisor1: Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti
metadata.dc.contributor.referee1: Avance Filho, Gilberto
metadata.dc.description.resumo: Diante do paradigma moderno de uma sociedade na qual seus conceitos e percepções estão em constante mudança, nos deparamos com diversos indivíduos que possuem suas próprias características que os tornam únicos perante a coletividade. Mediante a este cenário, o presente artigo pretende demonstrar a importância de dar voz aos diferentes, na medida em que perante a lei somos todos iguais e merecedores das mesmas oportunidades e direitos, mais especificamente o grupo de pessoas autistas em face ao direito à educação. Para tanto, no primeiro capítulo buscou-se conceituar pessoa com deficiência para inserir as pessoas com autismo e apontar a existência dos aparatos legais no que tange o acesso ao direito à educação por parte desse grupo, ressaltando a importância do direito à igualdade e à diferença. No segundo capítulo, por sua vez, objetivou-se analisar e pontuar o método educacional inclusivo e o reflexo do mesmo diante das diferenças e do conceito de igualdade, evidenciando os autistas diante desse contexto. Por fim, o terceiro capítulo objetiva sobre conceitos sobre o que é o autismo e suas especificidades
Abstract: Faced with the modern paradigm of a society in which its concepts and perceptions are constantly changing, we are faced with several individuals who have their own characteristics that make them unique before the community. Against this backdrop, the present article intends to demonstrate the importance of giving voice to the different ones, since before the law we are all equal and deserving of the same opportunities and rights, more specifically the group of autistic people in view of the right to education. Therefore, in the first chapter, we sought to conceptualize people with disabilities in order to include people with autism and to point out the existence of legal devices regarding the access to the right to education by this group, emphasizing the importance of the right to equality and difference . In the second chapter, in turn, the objective was to analyze and score the inclusive educational method and its reflection in the face of differences and the concept of equality, highlighting the autistic in this context. Finally, the third chapter focuses on concepts about what autism is and its specificities
Keywords: Direito à igualdade e à diferença
Autismo
Direito à educação
Pessoas com deficiência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
Citation: SIQUEIRA, Sophia da Costa Honorato de. Reflexões sobre o conceito de inclusão escolar de crianças autistas à luz da Lei 12.764/12: direito à igualdade e à diferença. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/832
Issue Date: 12-Dec-2019
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Sophia Siqueira.pdf660.93 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons