Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/742
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As barreiras morais e sociais enfrentadas pelos casais homoafetivos nos procedimentos de adoção: entre as raízes do patriarcado e a atuação do sistema de justiça
Autor(es): Pereira, Vitor Cunha Lobo
Primeiro Orientador: Fittipaldi, Paula Ferraço
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Carolina Bastos de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a mudança histórica que ocorreu tanto na evolução do Patriarcado na sociedade quanto ao âmbito de proteção dos princípios constitucionais da igualdade e da isonomia. Por fim fazendo análise do caso em que o representante do Ministério Público recorre de uma sentença em que a juíza de família permite que o cadastro de pais homossexuais no banco nacional de adoção por acreditar que os mesmo não eram capazes de tal feito, o M.P. requer estudo psicossocial para estudar a “gênese” da homossexualidade e o “papel” do casal na estrutura familiar. O voto do relator que é a fonte principal do caso é feliz em proteger o direito dos pais.
Abstract: The present work aims to analyze the historical change that occurred both in the evolution of the Patriarchate in society and the scope of protection of the constitutional principles of equality and isonomy. Finally, analyzing the case in which the representative of the Public Prosecutor's Office appeals a sentence in which the family judge allows the registration of homosexual parents in the national adoption bank because they believe that they were not capable of doing so, MP requires psychosocial study to study the "genesis" of homosexuality and the "role" of the couple in the family structure. The vote of the rapporteur who is the main source of the case is happy to protect the right of the parents.
Palavras-chave: Família
Gênero
Homossexualidade
Adoção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade de Direito de Vitoria
Sigla da Instituição: FDV
Citação: PEREIRA, Vitor Cunha Lobo. As barreiras morais e sociais enfrentadas pelos casais homoafetivos nos procedimentos de adoção: entre as raízes do patriarcado e a atuação do sistema de justiça. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/742
Data do documento: 4-Jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIS - VITOR CUNHA LOBO PEREIRA.pdf579.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.