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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A língua brasileira de sinais (libras) como ferramenta de inclusão das pessoas com surdez: um estudo a partir de uma escola pública de ensino fundamental de Vitória/ES
Autor(es): Busato, Karen Berger
Primeiro Orientador: Santos, André Filipe Pereira Reid dos
metadata.dc.contributor.referee1: Poncio, Ana Gabriela Rangel
Resumo: É sabido que em um País tão grande como o Brasil, as diversidades são infinitas. Há pessoas com as mais diversas limitações, entre deficiências físicas e cognitivas. Grupos estes que acabam por necessitar de políticas públicas que venham a garantir a acessibilidade e a inclusão na sociedade. Entre os grupos com limitações, encontra-se a comunidade surda. A maior dificuldade dessas pessoas se dá na comunicação. Apesar de não terem nenhum problema cognitivo ou de locomoção, os surdos enfrentam grandes dificuldades em se comunicar com os demais, tendo em vista a ausência da audição e, em muitos casos, a dificuldade na fala, o que dificulta a acessibilidade.
Abstract: It is well known that in a Country as big as Brazil, the diversities are endless. There are people with the most diverse limitations, between physical and cognitive disabilities. These groups eventually need public policies that guarantee accessibility and inclusion in society. Among the groups with limitations are the deaf community. The greatest difficulty of these people is in communication. Although they do not have any cognitive or locomotion problems, the deaf face great difficulties in communicating with others, due to the absence of hearing and, in many cases, difficulty in speaking, which makes accessibility difficult.
Palavras-chave: Língua brasileira de sinais (Libras)
Inclusão social
Meios de ensino
Pessoa com deficiência auditiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade de Direito de Vitoria
Sigla da Instituição: FDV
Citação: BUSATO, Karen Berger. A língua brasileira de sinais (libras) como ferramenta de inclusão das pessoas com surdez: um estudo a partir de uma escola pública de ensino fundamental de Vitória/ES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/719
Data do documento: 5-Jul-2019
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