Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/686
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A formação do advogado e sua importância na resolução alternativa dos conflitos
metadata.dc.creator: Morais, Raquel Cortes Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Renata Helena Paganoto
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Vitor da Costa Honorato de
metadata.dc.description.resumo: Busca-se por essa pesquisa, a partir do contexto de sobrecarga de processos em tramitação judiciário, estabelecer uma relação entre quantidade de processos em tramitação, número de advogados ativos, número de cursos em direito e a qualidade do ensino prestado no sentido de novas alternativas para soluções de conflitos para revelar a importância do advogado na resolução consensual de conflitos. A presente pesquisa tem os seguintes objetivos: (1) analisar os dados referentes à formação acadêmica em direito do advogado, (2) bem como a matriz curricular do Curso de Direito, (3) o número de advogados crescente no país, (4) e o relatório justiça em números 2017 do CNJ que demonstra o crescente número de processos tramitando na justiça, (5) delimitar a relação entre os dados analisados e (6) estabelecer a importância das novidades legislativas como, por exemplo, o Código de Processo Civil de 2015 na resolução consensual de conflitos e o papel do advogado na cultura da litigância e como isso se relaciona com o ensino ofertado no Curso de Direito. O método utilizado para tanto foi o método hipotético dedutivo em que a teoria é um conjunto de dados quantitativos e qualitativos sobre um fato, a serem verificadas acerca da possibilidade e relação com o objeto, sendo testada a possibilidade de os dados apresentados no tocante a formação e atuação do advogado ter relação com o elevado número de processos em tramitação. O primeiro capítulo tem a finalidade de contextualizar a crise no judiciário devido à sobrecarga e os resultados das inovações legais no sentido de dar maior ênfase aos meios consensuais de solução de conflitos. No segundo capítulo foi apresentado o panorama do curso de graduação em Direito, a recente obrigatoriedade de ensino dos meios consensuais de solução dos conflitos, o déficit na educação em relação a isso e o cenário da advocacia no País. Por fim, relacionamos os temas dos capítulos anteriores para concluir que o curso de graduação em Direito apresenta deficiência em relação ao ensino de métodos consensuais, a atualização do curso para tanto é um fator importante para superarmos a litigiosidade, contudo, esse contexto não é culpa exclusiva dos advogados, mas estes, tem papel importante para implementar a cultura da pacificação por meios consensuais de solução de conflitos
Abstract: This research seeks to establish a relationship between the number of lawsuits in process, number of lawyers active, number of courses in law and the quality of teaching provided in the sense of new alternatives for conflict resolution to reveal the importance of the lawyer in the consensual resolution of conflicts. The present research has the following objectives: (1) to analyze the data concerning the academic formation in law of the lawyer, (2) as well as the curricular matrix of the Law Course, (3) and the CNJ's Justice in 2017 report, which demonstrates the growing number of lawsuits in court, (5) delimit the relationship between the analyzed data and (6) establish the importance of new legislation, such as the Code of Civil Procedure of 2015 in the consensual resolution of conflicts and the role of the lawyer in the culture of litigation and how this relates to the teaching offered in the Law Course. The method used to do so was the hypothetical deductive method in which the theory is a set of quantitative and qualitative data about a fact, to be verified about the possibility and relation with the object, being tested the possibility of the presented data regarding the formation and the lawyer's performance is related to the high number of lawsuits in progress. The first chapter has the purpose of contextualizing the crisis in the judiciary due to the overload and results of legal innovations in order to give greater emphasis to the consensual means of conflict resolution. In the second chapter we presented the panorama of the undergraduate course in Law, the recent compulsory teaching of consensual means of conflict resolution, the lack of education in relation to it and the scenario of advocacy in Brazil. Finally, we related the themes of previous chapters to conclude that the undergraduate course in Law presents deficiency in relation to the teaching of consensual methods, the updating of the course for it is an important factor to overcome the litigiousness, however, this context is not the fault of the lawyers alone, has an important role to implement the culture of pacification by consensual means of conflict resolution
Keywords: Sobrecarga no judiciário
Meios consensuais de resolução de conflitos
Curso de graduação em Direito
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
Citation: MORAIS, Raquel Cortes Cruz. A formação do advogado e sua importância na resolução alternativa dos conflitos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/686
Issue Date: 3-Jul-2019
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Raquel Cortes Cruz Morais.pdf416.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.