Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/675
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, André Filipe Pereira Reid dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9404737943888215pt_BR
dc.contributor.referee1Saliba, Aline Munhóz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0092005263197130pt_BR
dc.creatorSantos, Gianluca Pianca dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T14:17:20Z-
dc.date.available2019-07-10-
dc.date.available2019-07-18T14:17:20Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Gianluca Pianca dos Santos. Pintando a nudez: um estudo de caso das obras de arte censuradas no Brasil do séc. XXI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/675-
dc.description.abstractThe production of art can only be attributed to the autonomous creativity of the artist, but it can also reveal the direct social influence in this process. The art-society relationship proposes an art endowed with ideology, with revolutionary potential and that goes hand in hand with politics. The return to the past demonstrates that the political context has always been directly linked to artistic production, leading in dictatorial contexts of restriction to freedom of artistic expression. The look at contemporary events where censorship took place in artistic nudity demonstrates that the context of political instability tends to generate a conservative environment. In this sense, art plays with praise its role of resistance and social representation from the most remote, but historical evolution seems to present a cyclical pattern in which the reactionary conservatism again and again puts the artist in the forefront of struggle. The propagation of conservative ideas in the country leads to revive moments of ideological intolerance and restriction of fundamental rights. This also entails an alienating wave tending to reprove everything that confronts the dominant ideals. The confrontation with the artistic nude is done precisely in the face of this repressive movement.pt_BR
dc.description.resumoA produção de arte pode ser atribuída tão somente a criatividade autônoma do artista, como também pode revelar a influência social direta neste processo. A relação arte-sociedade propõe uma arte dotada de ideologia, com potencial revolucionário e que caminha em conjunto com a política. A retomada ao passado demonstra que o contexto político sempre esteve diretamente ligado a produção artística, ensejando em contextos ditatoriais de restrição à liberdade de expressão artística. O olhar para eventos contemporâneos, onde ocorreram a censura a nudez artística demonstra que o contexto de instabilidade política tende a gerar um ambiente conservador. Nesse sentido, a arte cumpre com louvor seu papel de resistência e representatividade social desde os temos mais remotos, porém a evolução histórica parece apresentar um padrão cíclico em que repetidas vezes o conservadorismo reacionário coloca o artista, novamente, na frente de luta. A propagação de ideias conservadores no país leva a reviver momentos de intolerância ideológica e restrição de direitos fundamentais. Isso também acarreta em uma onda alienadora tende a reprovar tudo que confronta os ideais dominantes. O Confronto com o nu artístico se faz justamente frente a este movimento repressor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2019-07-10T15:13:35Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA - GIANLUCA PIANCA DOS SANTOS.pdf: 341415 bytes, checksum: 143fde9ddf2cf0a6166431902fa6e48f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2019-07-18T14:17:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA - GIANLUCA PIANCA DOS SANTOS.pdf: 341415 bytes, checksum: 143fde9ddf2cf0a6166431902fa6e48f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-18T14:17:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA - GIANLUCA PIANCA DOS SANTOS.pdf: 341415 bytes, checksum: 143fde9ddf2cf0a6166431902fa6e48f (MD5) Previous issue date: 2019-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectNudezpt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titlePintando a nudez: um estudo de caso das obras de arte censuradas no Brasil do séc. XXIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA - GIANLUCA PIANCA DOS SANTOS.pdf333.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.