Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/669
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O guarda da Constituição: a dicotomia schmittiana e kelseaniana e o STF como síntese
metadata.dc.creator: Fialho, Noêmia Amélia Silveira
Fabriz, Daury Cesar
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo traçar uma comparação entre as proposições teóricas de Carl Schmitt e Hans Kelsen no que diz respeito ao guarda da Constituição, bem como averiguar o modo como a Constituição Federal brasileira se manifesta acerca da questão e o posicionamento do Supremo Tribunal Federal do Brasil. Assim sendo, tem-se como primeiro passo relatar de maneira breve a teoria do jusfilósofo alemão Carl Schmitt acerca do guarda da Constituição, isto é, quem/qual instituição será destinada para a função de resguardar a Constituição, sendo na sua visão o chefe do executivo o indicado para tal. Diante disso, cabe também fazer uma análise sobre o que Hans Kelsen expõe em relação à mesma temática, tendo em vista que este indica, de maneira sintética, que o recomendado é o Tribunal Constitucional. Em um terceiro momento, verificar a perspectiva constitucional brasileira acerca do guarda da Constituição. Assim, finalmente, obtendo-se a relação entre as perspectivas das teses dos autores mencionados em comparação ao proposto no ordenamento jurídico brasileiro.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma comparação entre as proposições teóricas de Carl Schmitt e Hans Kelsen no que diz respeito à Constituição, bem como o modo como a Federal Federal se manifesta sobre a questão eo posicionamento do Supremo Tribunal Federal do Brasil Assim sendo, o primeiro e o último dia de hoje é um dos principais fundadores do alemão Carl Schmitt Sobre a Constituição, isto é, quem ou qual quer que seja, será um dos fundadores da Constituição. executivo o indicado para tal. Diante disso, você deve fazer uma análise sobre o tema Hans Kelsen exposition em relação com a mesma temática, tendo em vista o que é indicado, de maneira sintética, que é o recomendado é o Tribunal Constitucional. Em um terceiro momento, verificar uma perspectiva constitucional de Assim, finalmente, obtendo-se uma relação entre as perspectivas das teses de autores sobre as constantes do ordenamento jurídico brasileiro.
Keywords: Guarda da Constituição
Decisionismo Jurídico
Tribunal Constitucional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
Citation: Fialho, Noêmia Amélia Silveira; Fabriz, Daury Cesar. O guarda da Constituição: a dicotomia schmittiana e kelseaniana e o STF como síntese. Derecho y Cambio Social, Lima-Perú, ano 15, n. 52, p. 1-15, abr. 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/669
Issue Date: 30-Apr-2018
Appears in Collections:PPGD - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O guarda da Constituição.pdfDaury Cesar Fabriz514.73 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons