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dc.creatorFabriz, Daury Cesar-
dc.creatorTeixeira, Marcelo Tolomei-
dc.date.accessioned2019-07-17T19:11:23Z-
dc.date.available2019-06-24-
dc.date.available2019-07-17T19:11:23Z-
dc.date.issued2017-04-30-
dc.identifier.citationFabriz, Daury Cesar. A crise do estado do bem-estar social na perspectiva de Jürgen Habermas. Revista de Direito e Liberdade, Rio Grande do Norte, v. 19, n. 1, p. 59-84, jan./abr. 2017.pt_BR
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage59pt_BR
dc.citation.epage84pt_BR
dc.identifier.issn2177-1758pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/639-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the different problems of the Welfare State, always having as theoretical foundation the works and the meanings of Jürgen Habermas. The general objective was to define the paradigms of this State, the economic force as its predator and its aggression for a new capitalist model and for the political conservatism (neoliberalism). Their internal contradictions, however, are noted in the colonization of workers, in a policy of inclusion that does not listen to the voice or that does not have the participation of the excluded and a state bureaucracy used as a form of oppression. A way out put by Habermas to meet social solidarity could be found in a public space imbued with a democratic perspective. The justification is the moment of deep crisis through which the social state is going. The method is the dialectics before the overcoming of several paradigms of Rights until one reaches the participatory democracy - result presented by Habermas – as a principle of a just society.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objeto discutir as diferentes problemáticas do Estado do Bem-Estar Social, tendo sempre como fundamentação teórica as obras e as acepções de Jürgen Habermas. Como objetivo geral buscou-se definir os paradigmas desse Estado, a força econômica como sua predadora e sua agressão por um novo modelo capitalista e pelo conservadorismo político (neoliberalismo). Suas contradições internas, entretanto, são notadas na colonização dos trabalhadores, numa política de inclusão que não ouve a voz ou que não tem a participação dos excluídos e numa burocracia estatal utilizada como uma forma de opressão. Como questão específica a saída, que Habermas sinaliza para a necessidade do reencontro com a solidariedade social, cujo ambiente de fertilidade seria o espaço público imbuído de uma perspectiva democrática. A justificativa é o momento de profunda crise que passa o Estado social. O método é o dialético ante a superação de vários paradigmas de Direitos até se chegar na democracia participativa – resultado apresentado por Habermas – como princípio de uma sociedade justa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2019-06-24T19:08:41Z No. of bitstreams: 1 A crise do Estado do bem estar social.pdf: 759719 bytes, checksum: 08dddd2eb0cb85fcc3c5bf6a41251919 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Direito e Liberdadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstado do Bem-Estar Socialpt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSolidariedadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleA crise do estado do bem-estar social na perspectiva de Jürgen Habermaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.typeArtigo de periódicoPOR
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