Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/631
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrancischetto, Gilsilene Passon Picoretti-
dc.creatorPinheiro, Priscila Tinelli-
dc.date.accessioned2019-07-17T14:54:51Z-
dc.date.available2019-06-24-
dc.date.available2019-07-17T14:54:51Z-
dc.date.issued2018-06-30-
dc.identifier.citationFrancischetto, Gilsilene Passon Picoretti; Pinheiro, Priscila Tinelli. Para além da aula jurídica tradicional: análise da formação pedagógica dos professores de direito como um caminho possível. Revista Jurídica, Curitiba, v. 51, n. 2, p. 341-366, abr./jun., 2018.pt_BR
dc.citation.volume51pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage341pt_BR
dc.citation.epage366pt_BR
dc.identifier.doi10.6084/m9.figshare.6834941pt_BR
dc.identifier.issn2316-753Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/631-
dc.description.abstractThe precariousness of the legal class is a phenomenon that is present in most of the faculties of Law of Brazil, being the absence of adequate pedagogical training of the teachers one of the main causes. Thus, the way in which teacher training occurs is one of the possible trigger factors of the traditionalist structure of the class in Law courses - in which the teacher is the figure who holds the knowledge and the student presents itself only as a repository of information . The present study deals with the influence in the classroom of the pedagogical training of higher education teachers, provided by the institutions themselves, in view of the need to hold them accountable for the training of their teachers in order to reformulate the structure of the legal classroom. In this sense, it is intended to delineate the concept of the classroom and the traditionalist structure of the legal class, as well as to discuss the responsibility of the institutions towards the formation of their faculty, and finally to analyze the effective contribution of this training to the reformulation of Legal classroom. Thus, in order to overcome the traditionalist structure of the class, it is necessary for the teacher to assume, before his students, the role of mediator of knowledge and to abandon the stigma of mere "transmitter" of information, which is outdated in the Current context of higher education. In this sense, it is investigated, based on interviews with teachers of an institution of Law of Vitória, ES, the contribution of the pedagogical training of the teachers, offered by the institution, for the reformulation of the legal class. As main conclusions, we highlight the significant use of pedagogical practices by teachers interviewed and the contribution of this training to the construction of a new classroom model.pt_BR
dc.description.resumoA precarização da aula jurídica é um fenômeno que se encontra presente na maior parte das faculdades de Direito do Brasil, sendo a ausência de formação pedagógica adequada dos professores uma das principais causas. Logo, a maneira pela qual ocorre a formação dos professores é um dos possíveis fatores desencadeadores da estrutura tradicionalista da aula nos cursos de Direito – em que o professor é a figura que detém o conhecimento e o aluno apresenta-se somente como um depósito de informações. O presente estudo aborda a influência, nas aulas, exercida pela formação pedagógica dos professores do ensino superior, fornecida pelas próprias instituições, tendo em vista a necessidade de responsabilização destas para com a formação dos seus professores em busca da reformulação da estrutura da aula jurídica. Objetiva-se, neste sentido, delinear o conceito de aula e a estrutura tradicionalista da aula jurídica, além de discutir acerca da responsabilidade das instituições perante a formação do seu corpo docente e, por último, analisar a efetiva contribuição desta formação para a reformulação da aula jurídica. Assim, com a finalidade de superar a estrutura tradicionalista da aula, faz-se necessário que o professor assuma, perante os seus alunos, o papel de mediador do conhecimento e abandone o estigma de mero “transmissor” de informações, que se apresenta ultrapassado no atual contexto dos cursos superiores. Investiga-se, neste sentido, a partir de entrevistas com professores de uma instituição de ensino de Direito de Vitória, ES, a contribuição da formação pedagógica dos professores, oferecido pela instituição, para a reformulação da aula jurídica. Como principais conclusões, destaca-se utilização significativa de práticas pedagógicas pelos professores entrevistados e a contribuição desta formação para a construção de um novo modelo de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2019-06-24T14:55:55Z No. of bitstreams: 1 Para além da aula jurídica tradicional.pdf: 247800 bytes, checksum: fd88fdbea9db1fe7e3d2159cdf3270d7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2019-07-17T14:54:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Para além da aula jurídica tradicional.pdf: 247800 bytes, checksum: fd88fdbea9db1fe7e3d2159cdf3270d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-17T14:54:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Para além da aula jurídica tradicional.pdf: 247800 bytes, checksum: fd88fdbea9db1fe7e3d2159cdf3270d7 (MD5) Previous issue date: 2018-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Jurídicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAula jurídicapt_BR
dc.subjectFormação pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de Direitopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titlePara além da aula jurídica tradicional: análise da formação pedagógica dos professores de direito como um caminho possívelpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.typeArtigo de periódicoPOR
Appears in Collections:PPGD - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Para além da aula jurídica tradicional.pdf241.99 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons