Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFabriz, Daury Cesar-
dc.creatorPinheiro, Priscila Tinelli-
dc.date.accessioned2019-07-11T20:15:59Z-
dc.date.available2019-06-26-
dc.date.available2019-07-11T20:15:59Z-
dc.date.issued2018-09-30-
dc.identifier.citationFabriz, Daury César; Pinheiro, Priscila Tinelli. Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil, Quaestio Iuris, Rio de Janeiro, vol. 11, nº. 03, p. 1398-149, set. 2018.pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage1398pt_BR
dc.citation.epage1419pt_BR
dc.identifier.doi10.12957/rqi.2018.25279pt_BR
dc.identifier.issn1516-0351pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/623-
dc.description.abstractThe teaching situation - in all its stages - faces several problems that contribute to its precariousness. Faced with this situation, the State implemented measures, such as the National Education Plan (PNE), in order to guarantee access to education for all. However, this measure has contributed even more to the crisis faced by all legal higher education - which is the subject of this study - by increasing the number of vacancies in private and public legal courses throughout Brazil without the proper structure. In order to discuss this situation, Ferdinand Lassalle's proposal on the analysis of the Brazilian legal system, especially the Constitution, is based on the pressure exerted by the "real power factors" constituted by social groups that seek the prevalence of their interests in detriment of the interest of all Brazilian society in the legal system. It is intended to analyze, through bibliographic research, who are these groups that present themselves as impediments to access to quality higher education and contribute to the maintenance of the phenomenon of the massification of legal courses. It is therefore proposed to investigate the possible alternatives for achieving quality higher education without restricting access to the lower classes.pt_BR
dc.description.resumoA situação do ensino – em todas as suas etapas – enfrenta diversos problemas que contribuem com a sua precarização. Diante desta situação, o Estado implantou medidas, como o Plano Nacional da Educação (PNE), em busca de garantir o acesso da educação a todos. Todavia, tal medida contribuiu ainda mais para a crise enfrentada por todo o ensino superior jurídico – que constitui objeto do presente estudo – por aumentar de forma demasiada a oferta de vagas nos cursos jurídicos privados e públicos em todo o Brasil sem a devida estrutura. Para discutir tal situação, recorre-se à proposta de Ferdinand Lassalle acerca da análise do sistema jurídico brasileiro, em especial, a Constituição a partir da pressão exercida pelos “fatores reais de poder” constituídos por grupos sociais que buscam a prevalência de seus interesses em detrimento do interesse de toda a sociedade brasileira no ordenamento jurídico. Pretende-se analisar, por meio da pesquisa bibliográfica, quem são estes grupos que se apresentam como impedimentos ao acesso ao ensino superior de qualidade e contribuem com a manutenção do fenômeno da massificação dos cursos jurídicos. Propõe-se, então, investigar quais seriam as possíveis alternativas para se alcançar um ensino superior de qualidade sem restringir o acesso às classes mais baixas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Santos (suelen@fdv.br) on 2019-06-26T14:18:54Z No. of bitstreams: 1 Os fatores reais de poder como obstáculos.pdf: 218403 bytes, checksum: f7653c8948c4c1016f11406320c54c0c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2019-07-11T20:15:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Os fatores reais de poder como obstáculos.pdf: 218403 bytes, checksum: f7653c8948c4c1016f11406320c54c0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-11T20:15:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Os fatores reais de poder como obstáculos.pdf: 218403 bytes, checksum: f7653c8948c4c1016f11406320c54c0c (MD5) Previous issue date: 2018-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.relation.ispartofQuaestio Iurispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito à Educaçãopt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectFatores Reais de Poderpt_BR
dc.subjectMassificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Jurídicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleOs fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.typeArtigo de periódicoPOR
Appears in Collections:PPGD - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os fatores reais de poder como obstáculos.pdfDaury César Fabriz213.28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons