Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/569
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O sistema de vouchers como política para o aprimoramento do sistema educacional básico e promoção do princípio da eficiência no cenário brasileiro
metadata.dc.creator: Pereira, Filipe Vieira Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Karoline Marchiori de
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Bruno Costa
metadata.dc.description.resumo: Busca analisar o contexto administrativo, econômico e estrutural do sistema educacional público brasileiro atual com o objetivo de detalhar aspectos que prejudicam o dever do Estado de garantir, a todos, educação gratuita e de qualidade. Ao usar estudos econômicos como fundamento, destacam-se pontos que são determinantes para a falta de desenvolvimento tecnológico, metodológico e pedagógico nas escolas públicas do país e, consequentemente, para o aumento da crítica desigualdade social brasileira. Após análise, apresenta-se como possível solução o Sistema de Vouchers, idealizado pelo economista, estatístico e escritor americano Milton Friedman, que busca maior eficiência no sistema educacional e uma garantia de maior liberdade de escolha às famílias menos favorecidas – estas que não possuem alternativa que não seja matricular os filhos nas instituições públicas. Por fim, analisa-se a compatibilidade do sistema à Constituição Federal de 1988 e ao cenário brasileiro contemporâneo.
Resumen : It seeks to analyze the administrative, economic and structural context of the current Brazilian public education system in order to detail aspects that undermine the State's duty to guarantee free and quality education to all. When using economic studies as a foundation, points are highlighted that are determinant for the lack of technological, methodological and pedagogical development in the country's public schools and, consequently, for the increase of critical Brazilian social inequality. After analysis, the Voucher System, idealized by economist, statistician and American writer Milton Friedman, is presented as a possible solution, which seeks greater efficiency in the educational system and a guarantee of greater freedom of choice to the less favored families - those that do not have alternative other than enrolling children in public institutions. Finally, we analyze the compatibility of the system with the Federal Constitution of 1988 and the contemporary Brazilian scenario.
Palabras clave : Educação básica
Sistema educacional
Cenário político
Princípio da eficiência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/569
Fecha de publicación : 11-dic-2018
Aparece en las colecciones: Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FILIPE VIEIRA ALVES PEREIRA.pdf616.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons