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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Arte-protesto: um estudo do papel da música de protesto na democratização da sociedade brasileira
metadata.dc.creator: Zatta, Eduarda Lugão de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, André Filipe Pereira Reid dos
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Fabiana Penedo Santos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca entender as diversas formas de protesto existentes, sendo estas legitimadas pelos direitos fundamentais de Liberdade de expressão, sendo um grande aliado ao Estado Democrático de Direito adotado pelo Brasil. Dentre as possíveis manifestações políticas utilizadas no exercício da democracia, serão destacadas as manifestações artísticas, sobretudo pela música de protesto. Em um primeiro momento será estudado o contexto em que a sociedade brasileira dotou-se de manifestações artísticas para lutarem contra as diversas formas de repressão reveladas no decorrer da História do país. Feito isso, será evidenciada os motivos pelos quais se produzia arte de protesto nas épocas mencionadas e as razões pelas quais a produção artística voltada para movimentos políticos ainda é muito utilizada na atualidade, tornando-se um fenômeno social. A partir daí, será analisado o amplo alcance dessa manifestação político-cultural e sua disseminação entre diferentes “tribos” e idades. Revela-se de grande importância a utilização da mídia como instrumento para difundir as heranças culturais resultantes de períodos históricos de forte atividade política da sociedade, além de contribuir para união da população e facilitar a produção dos conteúdos utilizados nos diversos movimentos de protestos atuais. A fim de estudar a ampla participação dos jovens nos movimentos em questão, foi realizada entrevista com perguntas pré-definidas com a artista capixaba Gabriela Brown - ativista do movimento feminista e LGBT no Estado do Espírito Santo. A partir da análise da entrevista mencionada, de músicas de autoria da artista e os relatos de sua participação em movimentos políticos, revela-se a utilização da música de protesto como instrumento democrático capaz de unir diferenças e alcançar igualdade através de um sentimento de reconhecimento com o discurso adotado.
Abstract: The present work seeks to understand the diverse forms of protest that exist, being these legitimized by the fundamental rights of Freedom of expression, being a great ally to the Democratic State of Law adopted by Brazil. Among the possible political manifestations used in the exercise of democracy, artistic manifestations will be highlighted, especially by protest music. Initially, the context in which Brazilian society has developed artistic manifestations to fight against the various forms of repression revealed during the country's history will be studied. Once this has been done, it will be demonstrated the reasons why protest art was produced in the times mentioned and the reasons why artistic production aimed at political movements is still very much used today, becoming a social phenomenon. From there, the broad scope of this political-cultural manifestation and its dissemination among different "tribes" and ages will be analyzed. Of great importance is the use of the media as an instrument to disseminate cultural heritages resulting from historical periods of strong political activity in society, as well as contributing to the union of the population and facilitating the production of the contents used in the various protest movements. In order to study the wide participation of the young people in the movements in question, an interview was conducted with pre-defined questions with the artist from Brazil, Gabriela Brown - activist of the feminist and LGBT movement in the State of Espírito Santo. From the analysis of the mentioned interview, of songs written by the artist and the reports of her participation in political movements, the use of protest music as a democratic instrument capable of uniting differences and achieving equality through a feeling of recognition with the speech adopted.
Keywords: Direitos fundamentais
Liberdade de expressão
Música de protesto
Herança cultural
Democracia
Influência da mídia
Juventude brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
Citation: ZATTA, Eduarda Lugão de Souza. Arte-protesto: uma estudo do papel da música de protesto na democratização da sociedade brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/543
Issue Date: 11-Dec-2018
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