Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lellis, Ivana Bonesi Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0764505163930559pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Renata Helena Paganoto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6826515973212722pt_BR
dc.creatorFreitas, João Victor Marochio de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-14T14:03:21Z-
dc.date.available2019-03-13-
dc.date.available2019-03-14T14:03:21Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.citationFREITAS, João Victor Marochio de. As formas de publicidade e propaganda no Youtube como geradoras de responsabilidade civil: analisadas à luz do Código de Defesa do Consumidor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/541-
dc.description.abstractThe Consumer Protection Code essentially seeks to balance the relationships between the producer of the product or the service provider and the potential consumer or consumer. This is due to the fact that, in theory, the consumer or his potentiality has less technical knowledge about the treated product or service, making the relationship unequal. Initiated in Industrial Revolutions and leveraged by globalization, the means of propaganda became necessary to highlight similar products or services produced by different suppliers, who increasingly needed to take the product to the consumer in an easy, agile and complete way. However, advertising, marketing and advertising were not limited to physical space such as magazines, newspapers and billboards, entering the newly discovered space of digital media, such as computers, radios and televisions, which made advertising information inescapable. As a specific example, there is the entertainment platform called Youtube that, essentially, does not have publicity character, but rather to enable the creation of the most varied videos, being both informational, educational, fun, among others. But as usual, the marketing gaze saw a wide range of opportunities to quickly and efficiently pass on their products and services to potential buyers, as was the trader's dream in the history of the Industrial Revolution. Therefore, together with this fact, Youtube surrendered to the acquisition of capital through the availability of the advertisement on your site, aiming also, the profit. Logically, because it is an open and inviting platform, advertisements have spread fully among the population, not worrying about age and much less social appeal in advertising content. This then comes into conflict with freedom of expression, both defended in CF / 88 in Brazil and spread by commercial entrepreneurs, who do not surrender to the prohibition of advertisements and nor at least their restriction according to the age of the person . However, it should be noted that the child and the young person do not have 100% capacity of distinction or financial organization, being a greater target for the infinite possibilities of contents that receive day to day.pt_BR
dc.description.resumoO Código de Defesa ao Consumidor, em essência, procura equilibrar as relações existentes entre o produtor do produto ou o prestador de serviço e o consumidor ou o consumidor em potencial. Isso pelo fato de, na teoria, o consumidor ou sua potencialidade possuírem menor conhecimento técnico sobre o produto ou serviço tratado, tornando a relação desigual. Iniciada nas Revoluções Industriais e alavancada pela globalização, os meios de propaganda tornaram-se necessárias para destacar produtos ou serviços semelhantes produzidos por fornecedores diferentes, que cada vez mais necessitavam de levar o produto ao consumidor de forma fácil, ágil e completa. Entretanto, a publicidade, marketing e propaganda não se limitaram ao espaço físico como revistas, jornais e outdoors, adentrando ao novo espaço recém descoberto das mídias digitais, como computadores, rádios e televisões, o que tornou a informação publicitárias inescapável. Como exemplo específico, tem-se a plataforma de entretenimento chamado Youtube que, essencialmente, não possui caráter publicitário, mas sim de possibilitar a criação dos mais variados vídeos, podendo ser tanto informacional, educativo, para diversão, entre outros. Mas, como de costume, o olhar do marketing viu uma vasta gama de oportunidades de repassar seus produtos e serviços de uma forma rápida e eficaz para seus possíveis compradores, como era o sonho dos comerciantes na história da Revolução Industrial. Por isso, juntamente a esse fato, o Youtube rendeu-se à obtenção de capital através da disponibilização da propaganda em seu site, visando também, o lucro. Por lógica, por ser uma plataforma aberta e convidativa, as propagandas se disseminaram de forma total entre a população, não se preocupando com faixa etária e muito menos apelo social no conteúdo publicitário. Isso então, entra em um embate com a liberdade de expressão, tanto defendida na CF/88 no Brasil e difundida pelos empresários do ramo comercial, que não se rendem à proibição de propagandas e nem ao menos sua restrição de acordo com a idade da pessoa. Porém, como deve-se observar, a criança e o jovem não possuem 100% de capacidade de distinção ou organização financeira, sendo um alvo maior para as infinitas possibilidades de conteúdos que recebem dia a dia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2019-03-13T19:18:34Z No. of bitstreams: 1 JOÃO VICTOR MAROCHIO DE FREITAS.docx.pdf: 375912 bytes, checksum: f009f75b4fa0d26fed897ddab09466d8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2019-03-14T14:03:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOÃO VICTOR MAROCHIO DE FREITAS.docx.pdf: 375912 bytes, checksum: f009f75b4fa0d26fed897ddab09466d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T14:03:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOÃO VICTOR MAROCHIO DE FREITAS.docx.pdf: 375912 bytes, checksum: f009f75b4fa0d26fed897ddab09466d8 (MD5) Previous issue date: 2018-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPublicidade enganosa e abusivapt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectResponsabilidade civilpt_BR
dc.subjectCódigo de Defesa do Consumidorpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectYoutubept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleAs formas de publicidade e propaganda no Youtube como geradoras de responsabilidade civil: analisadas à luz do Código de Defesa do Consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO VICTOR MAROCHIO DE FREITAS.docx.pdf367.1 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons