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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Infância, gênero e sexualidade na educação infantil: um estudo a partir das visões de professoras e diretoras de duas escolas de educação infantil de Vitória/ES
metadata.dc.creator: Vasconcellos, Gabriella Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, André Filipe Pereira Reid dos
metadata.dc.contributor.referee1: Poncio, Ana Gabriela Rangel
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a mudança histórica que ocorreu tanto na Educação Infantil quanto na forma como as crianças eram vistas pelas sociedade antes do rompimento das relações tradicionais e consequentemente o surgimento da Sociologia da Infância. O surgimento de uma nova forma de pesquisar as crianças, foi de extrema importância para o presente trabalho, já que a intenção era demonstrar que as crianças absorvem os valores que tentam ser impostos tanto pela escola, quanto pela família, e que apesar disso, ainda são capazes de criar um “mundo infantil” no qual tem suas próprias regras e valores. Ressalta-se ainda, que apenas o trabalho da escola não é suficiente para romper com esse tipo de esteriotipização, é essencial a participação da família para que ocorra uma verdadeiro progresso. Além do mais, é direito do Estado de elaborar propostas para sanar essas lacunas na Educação Infantil, a fim de uma educação digna.
Abstract: The present work aims to analyze the historical change that occurred both in Early Childhood Education and in the way children were seen by society before the rupture of traditional relationships and consequently the emergence of Sociology of Childhood. The emergence of a new way of researching children was of extreme importance for the present work, since the intention was to demonstrate that children absorb values that try to be imposed by both school and family, and that despite this, still are able to create a "childish world" in which it has its own rules and values. It should be stressed that only the work of the school is not enough to break with this type of stereotyping, it is essential the participation of the family in order to make real progress. Moreover, it is the State's right to elaborate proposals to remedy these gaps in Early Childhood Education in order to achieve a decent education.
Keywords: Educação infantil
Gênero
Sexualidade
Sociologia da infância
metadata.dc.subject.cnpq: SOCIOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
Citation: VASCONCELOS, Gabriella Oliveira. Infância, gênero e sexualidade na educação infantil: um estudo a partir das visões de professoras e diretoras de duas escolas de educação infantil de Vitória/ES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/531
Issue Date: 13-Dec-2018
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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