Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/477
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Negócio jurídico no comércio eletrônico e a aplicação do princípio da confiança
Autor(es): André, Júlia de Freitas
Primeiro Orientador: Lellis, Ivana Bonesi Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Frizzera, Mariana Paiva
Resumo: O presente trabalho objetiva verificar em que medida o princípio da confiança aplicado ao comércio tradicional é, também, aplicável ao comércio eletrônico. Nessa lógica, busca-se estudar e identificar como sucediam as relações de consumo desde sua origem, através do comércio tradicional que ganhava robustez no novo modelo de mercado que emergia a época. Com isso, este estudo traz uma análise das posições em que se encontram os consumidores e fornecedores nas relações de consumo, verificando uma situação de vulnerabilidade daquele. Posto isto, demonstra-se a importância da utilização dos princípios que norteiam o Código de Defesa dos Consumidores -CDC, destacando o princípio da confiança, a partir de uma exposição do seu conceito e a forma em que este atua nas relações de consumo. Por fim, ao compreender a relação entre o comércio tradicional e o princípio da confiança, faz-se a análise, através do método dedutivo, da aplicação deste mesmo princípio no comércio eletrônico, bem como verifica a teoria e a prática do seu emprego.
Abstract: This paper aims to verify to what extent the principle of trust applied to traditional commerce is also applicable to electronic commerce. In this logic, we seek to study and identify how consumer relations happened since its origin, through traditional commerce that gained robustness in the new market model that emerged the era. With this, this study presents an analysis of the positions of consumers and suppliers in consumer relations, verifying a situation of vulnerability of that one. This shows the importance of using the principles that guide the Consumer Defense Code (CDC), highlighting the principle of trust, based on an exposition of its concept and the way in which it operates in consumer relations. Finally, in understanding the relationship between traditional commerce and the principle of trust, the deductive method is analyzed by applying the same principle in electronic commerce, as well as verifying the theory and practice of its use.
Palavras-chave: Relação de Consumo
Comércio tradicional
Vulnerabilidade
Princípio da confiança
Comércio eletrônico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade de Direito de Vitoria
Sigla da Instituição: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/477
Data do documento: 13-Dez-2017
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÚLIA DE FREITAS ANDRÉ.pdfPDF329.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.