Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/450
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As contribuções de chanel para o movimento femininsta
metadata.dc.creator: Benevides, Ana Clara Dal’Col
metadata.dc.contributor.advisor1: Miyamoto, Yumi Maria Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Alessandra Lignani de Miranda Starling e
metadata.dc.description.resumo: O movimento feminista é assunto cada vez mais frequente nas mídias, inclusive no ramo da moda, sendo válido ressaltar que a participação do vestuário em prol da emancipação feminina começou há décadas com a atuação de Gabrielle Bonheur “Coco” Chanel (1883-1971). Chanel concedeu diversos tipos de liberdades e mobilidades ao dia a dia da mulher, além de representar a mulher moderna no sentido pessoal e profissional. Para além do vestuário, Chanel quebra paradigmas entre a segregação de gêneros e mitiga caracterizações entre feminino e masculino, num cenário após a Primeira Guerra Mundial. Neste contexto, utilizou-se a metodologia fenomenológica heideggeriana, à luz da teoria de Bourdieu em “A Dominação Masculina” (2002), para formular a conclusão sobre em que medida Chanel, através de suas ações na esfera pública, pelo trabalho criativo com a moda feminina, e na esfera privada, por não escolher o caminho tradicional feminino, casamento e filhos, contribuiu para promover a emancipação das mulheres e equidade de gênero.
Abstract: The feminist movement is an increasingly frequent issue in the media, including in the fashion industry. It is worth noting that the participation of clothing in favor of women's emancipation began decades ago with the performance of Gabrielle Bonheur "Coco" Chanel (1883-1971). Chanel granted various types of freedoms and mobilities to the woman's daily life, in addition to representing modern women in a personal and professional sense. In addition to clothing, Chanel breaks paradigms between gender segregation and mitiga characterizations between female and male, in a setting after the First World War. In this context, the Heideggerian phenomenological methodology was used, in the light of Bourdieu's theory in "Male Domination" (2002), to formulate the conclusion on the extent to which Chanel, through his actions in the public sphere, by the creative work with the women's fashion, and in the private sphere, by not choosing the traditional female way, marriage and children, contributed to promote women's emancipation and gender equity.
Keywords: A assimetria de poder entre Gêneros
Movimento Feminista
Gabrielle Coco Chanel
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/450
Issue Date: 11-Dec-2017
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CLARA DAL’COL BENEVIDES.pdf410.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.