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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A proteção do consumidor em meio à publicidade clandestina: o advento dos blogs e influenciadores digitais no campo publicitário
metadata.dc.creator: Santos, Marcela Augusta Vasconcellos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lellis, Ivana Bonesi Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Ana Carolina Rocha de Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar como o advento dos blogs e influenciadores digitais na atividade publicitária têm afetado a proteção e a vulnerabilidade do consumidor. Desta forma, verifica-se de que forma, ao longo dos anos, o consumidor adquiriu especial proteção tanto no plano internacional, como também, no ordenamento jurídico pátrio e, atualmente, têm tido sua vulnerabilidade relativizada. Assim, este trabalho procura compreender os princípios e diretrizes que norteiam a publicidade para, enfim, caracterizar a publicidade clandestina e como ela se aplica ao novo modelo de atividade publicitária realizada via internet. Para tanto, busca-se compreender, como princípios basilares encontrados no Código de Defesa do Consumidor têm sido violados, por meio de uma análise de decisões proferidas pelo CONAR referentes a atividade publicitária realizada por blogs e influenciadores digitais. Por fim, evidencia, nas decisões analisadas, as tentativas do CONAR, ainda que insuficientes, para coibir a prática da publicidade clandestina realizada de forma online.
Abstract: The present study aims to analyze how the advent of blogs and digital influencers in advertising have affected consumer protection and vulnerability. In this way, it is verified how, over the years, the consumer has acquired special protection both internationally, as well as in the legal order of the country and, currently, they have had their vulnerability relativized. Thus, this work seeks to understand the principles and guidelines that guide advertising, in short, characterize clandestine advertising and how it applies to the new model of advertising activity conducted via the internet. In order to do so, it seeks to understand how basic principles found in the Consumer Defense Code have been violated, through an analysis of decisions issued by CONAR referring to the advertising activity carried out by blogs and digital influencers. Finally, it shows, in the decisions analyzed, the attempts of CONAR, although insufficient, to curb the practice of clandestine advertising carried out online.
Keywords: Publicidade
Blogs
Influenciadores Digitais
Consumidor
Publicidade Clandestina
Princípio da Identificabilidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/420
Issue Date: 12-Dec-2017
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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