Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/320
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Funk: o grito esguelhado do morro por liberdade
metadata.dc.creator: Alves, Jéssica Bragio
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, André Filipe Pereira Reid dos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho pretende contribuir para o debate acerca da criminalização do funk. Subjacente à criminalização do movimento, existe um processo de violência mais amplo: a negação de direitos fundamentais e a criminalização da pobreza. Objetiva-se demonstrar que o funk pode ser considerado um mecanismo político de resistência, capaz de dar voz ativa às camadas sociais mais vulneráveis. Para tanto, parte-se da experiência de campo realizada junto ao DJ Jean Du PCB. A empreitada se deu em dois dias. O primeiro capítulo analisa o contexto político-jurídico de estigmatização do funk desde o seu surgimento, em meados da década de setenta, até os dias atuais, em que o gênero domina parte significativa da produção da indústria fonográfica nacional e se estende a outros grupos da população. O segundo capítulo trata da criminologia crítica e da criminologia midiática enquanto metódica para a compreensão da criminalização da pobreza, bem como dos reflexos de violência do neoliberalismo sobre as camadas mais pobres da população e sobre o próprio movimento do funk. O capítulo terceiro, por fim, descreve o trabalho de campo realizado pela pesquisadora junto ao músico Jean Du PCB, apontando as experiências vividas e o contexto que envolve essa forma de arte- protesto.
Abstract: The present work intends to contribute to the debate about the criminalization of funk. Underlying the criminalization of the movement is a broader process of violence: the denial of fundamental rights and the criminalization of poverty. It aims to demonstrate that funk can be considered a political mechanism of resistance, capable of giving an active voice to the most vulnerable social strata. For this, it is part of the experience of field realized with the DJ Jean Du PCB. The work was done in two days. The first chapter analyzes the political-legal context of stigmatization of funk from its inception in the mid-seventies to the present day, where the genre dominates a significant part of the national music industry's production and extends to other groups population. The second chapter deals with critical criminology and media criminology as methodical for understanding the criminalization of poverty, as well as the reflexes of violence of neoliberalism on the poorest sections of the population and on the funk movement itself. The third chapter, finally, describes the fieldwork conducted by the researcher with the musician Jean Du PCB, pointing out the experiences and the context that involves this form of art-protest.
Keywords: Criminalização da pobreza
Arte protesto
Funk
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/320
Issue Date: 12-Jul-2018
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica Bragio.pdf357.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.