Please use this identifier to cite or link to this item:
http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/286
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Tatiana Mareto | - |
dc.creator | Bussinguer, Elda Coelho de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-20T20:55:20Z | - |
dc.date.available | 2018-09-13 | - |
dc.date.available | 2018-09-20T20:55:20Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Tatiana Mareto; BUSSINGUER, Elda Coelho de Azevedo. O positivismo como obstáculo epistemológico à produção do conhecimento jurídico: o dogmatismo e suas consequências para a formação do jurista. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 214-234, jan./jun., 2016. Disponível em: <http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/198/pdf> | pt_BR |
dc.citation.volume | 2 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 214 | pt_BR |
dc.citation.epage | 234 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2016.v2i1.198 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-9636 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/286 | - |
dc.description.abstract | Legal education, in Brazil, embraced a tecnical-legalist attitude, in which students are trained to read and understand written law, reducing Right exclusively to this operation. Considering the epistemological obstacles identified by Gaston Bachelard, and considering how legal education happens in Brazilian academies, this essay proposed a reflexive approach of Right education through positive dogmatism, identifying the production of a non-critical and technicist professional and the idealistic and simplistic training which makes difficult the resolution of social complex questions, as problems of necessary coping to reformulate legal education. | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino jurídico, no Brasil, adotou uma postura técnico-legalista na qual o aluno é treinado para ler e compreender leis escritas, reduzindo o Direito a essa operação, exclusivamente. Considerando os obstáculos epistemológicos identificados por Gaston Bachelard, e considerando a forma que o ensino jurídico se faz no ambiente acadêmico, o presente trabalho propôs uma reflexão do ensino do Direito sob a ótica da dogmática positivista, identificando a acriticidade da formação do profissional e formação idealista e simplista que dificulta a resolução de problemas sociais complexos, como situações de necessário enfrentamento para a reformulação do modelo de ensino jurídico. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2018-09-13T15:08:30Z No. of bitstreams: 1 SILVA; BUSSINGUER.pdf: 785082 bytes, checksum: 3976c711899a58847d176d34994566fa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br), reason: Corrigir palavra-chave Obstáculos epistemológicos on 2018-09-17T11:50:13Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2018-09-17T11:57:55Z No. of bitstreams: 1 SILVA; BUSSINGUER.pdf: 785082 bytes, checksum: 3976c711899a58847d176d34994566fa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br), reason: Na referência, inserir vírgula entre o título do periódico e o local de publicação. on 2018-09-17T13:04:23Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2018-09-18T11:43:57Z No. of bitstreams: 1 SILVA; BUSSINGUER.pdf: 785082 bytes, checksum: 3976c711899a58847d176d34994566fa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2018-09-20T20:55:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA; BUSSINGUER.pdf: 785082 bytes, checksum: 3976c711899a58847d176d34994566fa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-09-20T20:55:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA; BUSSINGUER.pdf: 785082 bytes, checksum: 3976c711899a58847d176d34994566fa (MD5) Previous issue date: 2016-06-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Direito de Vitoria | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | FDV | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Pesquisa e Educação Jurídica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Obstáculos epistemológicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino jurídico | pt_BR |
dc.subject | Dogmatismo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.title | O positivismo como obstáculo epistemológico à produção do conhecimento jurídico: o dogmatismo e suas consequências para a formação do jurista | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dcterms.type | Artigo de periódico | POR |
Appears in Collections: | PPGD - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA; BUSSINGUER.pdf | 766.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.