Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Tatiana Mareto-
dc.creatorBussinguer, Elda Coelho de Azevedo-
dc.date.accessioned2018-09-20T20:55:20Z-
dc.date.available2018-09-13-
dc.date.available2018-09-20T20:55:20Z-
dc.date.issued2016-06-30-
dc.identifier.citationSILVA, Tatiana Mareto; BUSSINGUER, Elda Coelho de Azevedo. O positivismo como obstáculo epistemológico à produção do conhecimento jurídico: o dogmatismo e suas consequências para a formação do jurista. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 214-234, jan./jun., 2016. Disponível em: <http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/198/pdf>pt_BR
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage214pt_BR
dc.citation.epage234pt_BR
dc.identifier.doi10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2016.v2i1.198pt_BR
dc.identifier.issn2525-9636pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/286-
dc.description.abstractLegal education, in Brazil, embraced a tecnical-legalist attitude, in which students are trained to read and understand written law, reducing Right exclusively to this operation. Considering the epistemological obstacles identified by Gaston Bachelard, and considering how legal education happens in Brazilian academies, this essay proposed a reflexive approach of Right education through positive dogmatism, identifying the production of a non-critical and technicist professional and the idealistic and simplistic training which makes difficult the resolution of social complex questions, as problems of necessary coping to reformulate legal education.pt_BR
dc.description.resumoO ensino jurídico, no Brasil, adotou uma postura técnico-legalista na qual o aluno é treinado para ler e compreender leis escritas, reduzindo o Direito a essa operação, exclusivamente. Considerando os obstáculos epistemológicos identificados por Gaston Bachelard, e considerando a forma que o ensino jurídico se faz no ambiente acadêmico, o presente trabalho propôs uma reflexão do ensino do Direito sob a ótica da dogmática positivista, identificando a acriticidade da formação do profissional e formação idealista e simplista que dificulta a resolução de problemas sociais complexos, como situações de necessário enfrentamento para a reformulação do modelo de ensino jurídico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2018-09-13T15:08:30Z No. of bitstreams: 1 SILVA; BUSSINGUER.pdf: 785082 bytes, checksum: 3976c711899a58847d176d34994566fa (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br), reason: Corrigir palavra-chave Obstáculos epistemológicos on 2018-09-17T11:50:13Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2018-09-17T11:57:55Z No. of bitstreams: 1 SILVA; BUSSINGUER.pdf: 785082 bytes, checksum: 3976c711899a58847d176d34994566fa (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br), reason: Na referência, inserir vírgula entre o título do periódico e o local de publicação. on 2018-09-17T13:04:23Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2018-09-18T11:43:57Z No. of bitstreams: 1 SILVA; BUSSINGUER.pdf: 785082 bytes, checksum: 3976c711899a58847d176d34994566fa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2018-09-20T20:55:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA; BUSSINGUER.pdf: 785082 bytes, checksum: 3976c711899a58847d176d34994566fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-20T20:55:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA; BUSSINGUER.pdf: 785082 bytes, checksum: 3976c711899a58847d176d34994566fa (MD5) Previous issue date: 2016-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Pesquisa e Educação Jurídicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectObstáculos epistemológicospt_BR
dc.subjectEnsino jurídicopt_BR
dc.subjectDogmatismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleO positivismo como obstáculo epistemológico à produção do conhecimento jurídico: o dogmatismo e suas consequências para a formação do juristapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.typeArtigo de periódicoPOR
Appears in Collections:PPGD - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA; BUSSINGUER.pdf766.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.