Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/286
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O positivismo como obstáculo epistemológico à produção do conhecimento jurídico: o dogmatismo e suas consequências para a formação do jurista
Autor(es): Silva, Tatiana Mareto
Bussinguer, Elda Coelho de Azevedo
Resumo: O ensino jurídico, no Brasil, adotou uma postura técnico-legalista na qual o aluno é treinado para ler e compreender leis escritas, reduzindo o Direito a essa operação, exclusivamente. Considerando os obstáculos epistemológicos identificados por Gaston Bachelard, e considerando a forma que o ensino jurídico se faz no ambiente acadêmico, o presente trabalho propôs uma reflexão do ensino do Direito sob a ótica da dogmática positivista, identificando a acriticidade da formação do profissional e formação idealista e simplista que dificulta a resolução de problemas sociais complexos, como situações de necessário enfrentamento para a reformulação do modelo de ensino jurídico.
Abstract: Legal education, in Brazil, embraced a tecnical-legalist attitude, in which students are trained to read and understand written law, reducing Right exclusively to this operation. Considering the epistemological obstacles identified by Gaston Bachelard, and considering how legal education happens in Brazilian academies, this essay proposed a reflexive approach of Right education through positive dogmatism, identifying the production of a non-critical and technicist professional and the idealistic and simplistic training which makes difficult the resolution of social complex questions, as problems of necessary coping to reformulate legal education.
Palavras-chave: Obstáculos epistemológicos
Ensino jurídico
Dogmatismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade de Direito de Vitoria
Sigla da Instituição: FDV
Citação: SILVA, Tatiana Mareto; BUSSINGUER, Elda Coelho de Azevedo. O positivismo como obstáculo epistemológico à produção do conhecimento jurídico: o dogmatismo e suas consequências para a formação do jurista. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 214-234, jan./jun., 2016. Disponível em: <http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/198/pdf>
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2016.v2i1.198
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/286
Data do documento: 30-Jun-2016
Aparece nas coleções:PPGD - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA; BUSSINGUER.pdf766.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.