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http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/286
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O positivismo como obstáculo epistemológico à produção do conhecimento jurídico: o dogmatismo e suas consequências para a formação do jurista |
Autor(es): | Silva, Tatiana Mareto Bussinguer, Elda Coelho de Azevedo |
Resumo: | O ensino jurídico, no Brasil, adotou uma postura técnico-legalista na qual o aluno é treinado para ler e compreender leis escritas, reduzindo o Direito a essa operação, exclusivamente. Considerando os obstáculos epistemológicos identificados por Gaston Bachelard, e considerando a forma que o ensino jurídico se faz no ambiente acadêmico, o presente trabalho propôs uma reflexão do ensino do Direito sob a ótica da dogmática positivista, identificando a acriticidade da formação do profissional e formação idealista e simplista que dificulta a resolução de problemas sociais complexos, como situações de necessário enfrentamento para a reformulação do modelo de ensino jurídico. |
Abstract: | Legal education, in Brazil, embraced a tecnical-legalist attitude, in which students are trained to read and understand written law, reducing Right exclusively to this operation. Considering the epistemological obstacles identified by Gaston Bachelard, and considering how legal education happens in Brazilian academies, this essay proposed a reflexive approach of Right education through positive dogmatism, identifying the production of a non-critical and technicist professional and the idealistic and simplistic training which makes difficult the resolution of social complex questions, as problems of necessary coping to reformulate legal education. |
Palavras-chave: | Obstáculos epistemológicos Ensino jurídico Dogmatismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Faculdade de Direito de Vitoria |
Sigla da Instituição: | FDV |
Citação: | SILVA, Tatiana Mareto; BUSSINGUER, Elda Coelho de Azevedo. O positivismo como obstáculo epistemológico à produção do conhecimento jurídico: o dogmatismo e suas consequências para a formação do jurista. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 214-234, jan./jun., 2016. Disponível em: <http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/198/pdf> |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2016.v2i1.198 |
URI: | http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/286 |
Data do documento: | 30-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | PPGD - Artigos |
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