Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1803
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Obregon, Marcelo Fernando Quiroga | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6834122814752614 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Fernanda Miguez | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3961141381613762 | pt_BR |
dc.creator | Canal, Anna Paula Teixeira | - |
dc.creator.Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=229859FB2A8C8778DE2BEF2AF5C2B8AC.buscatextual_0 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T18:38:36Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02 | - |
dc.date.available | 2024-11-12T18:38:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
dc.identifier.citation | CANAL, Anna Paula Teixeira. A nacionalidade do navio à luz das convenções do alto mar e de Montego Bay: a real “ligação genuína” entre o estado e a embarcação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1803 | - |
dc.description.abstract | This work examines the effects of using flags of convenience in the international maritime scenario. To this end, it proposes the analysis of the legal link between vessels and States, including the relevant legislation and the Conventions that regulate this practice. The limits of State sovereignty in maritime spaces are also addressed, in addition to exploring the genuine legal link and convenience between the Flag State and the vessel, highlighting the absence of a clear definition of the substantial link and its implications for maritime legal security. The institute of flags of convenience are presented, discussing the economic benefits, as well as the environmental and labor consequences. Based on this institute's analysis, the importance of strengthening the legal bond is highlighted in order to solidify and bring greater legal security at the international level. Bibliographical research is the methodology adopted to achieve the objectives of this work. To this end, published theoretical sources are analyzed to answer the question about the consequences of the lack of a substantial link and possible solutions to mitigate the problem presented | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho examina os efeitos do uso das bandeiras de conveniência no cenário marítimo internacional. Para isso, propõe a análise do vínculo jurídico entre embarcações e Estados, incluindo a legislação pertinente e as Convenções que regulamentam essa prática. Também são abordados os limites da soberania dos Estados nos espaços marítimos, além de explorar a ligação jurídica genuína e de conveniência entre o Estado Bandeira e a embarcação, destacando a ausência de uma definição clara do vínculo substancial e suas implicações na segurança jurídica marítima. São apresentados o instituto das bandeiras de conveniência, discutindo os benefícios econômicos, bem como as consequências ambientais e trabalhistas. A partir da análise deste instituto, é destacada a importância de fortalecer o vínculo jurídico de modo a solidificar e trazer maior segurança jurídica no âmbito internacional. A pesquisa bibliográfica é a metodologia adotada para o alcance dos objetivos do presente trabalho. Para isso, são analisadas fontes teóricas já publicadas para responder à questão sobre as consequências da falta de um vínculo substancial e possíveis soluções para mitigar a problemática apresentada | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Eduarda Oliveira (mariaeduarda@fdv.br) on 2024-10-02T11:16:04Z No. of bitstreams: 1 Anna Paula Teixeira Canal - ok.pdf: 278653 bytes, checksum: 7d650a4457dd44797c08f800bfb37837 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2024-11-12T18:38:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Anna Paula Teixeira Canal - ok.pdf: 278653 bytes, checksum: 7d650a4457dd44797c08f800bfb37837 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-12T18:38:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Anna Paula Teixeira Canal - ok.pdf: 278653 bytes, checksum: 7d650a4457dd44797c08f800bfb37837 (MD5) Previous issue date: 2024-07-01 | en |
dc.description.sponsorship | Agência 2 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Direito de Vitoria | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento 2 | pt_BR |
dc.publisher.initials | FDV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ligação genuína | pt_BR |
dc.subject | Vinculo substancial | pt_BR |
dc.subject | Regulamentação | pt_BR |
dc.subject | Segurança-jurídica | pt_BR |
dc.subject | Internacionalidade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.title | A nacionalidade do navio à luz das convenções do alto mar e de Montego Bay: a real “ligação genuína” entre o estado e a embarcação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anna Paula Teixeira Canal - ok.pdf | 272.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.