Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1668
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Ensino e extensão de processo legislativo na construção do sentimento constitucional: estudo desde o Regimento Interno da Câmara de Vitória
Other Titles: Teaching and extension of legislative process in the construction of constitutional sense: study since the Internal Regiment of the City Council of Vitória
metadata.dc.creator: Mencer, Abraham Hand Vargas
Fabriz, Daury Cesar
metadata.dc.description.resumo: Buscou responder de que forma a articulação dos institutos formais de participação política legislativa com o ensino de processo legislativo nos cursos de Direito tem a potência de contribuir para o cumprimento dos objetivos constitucionais da educação e a construção do sentimento constitucional. O estudo foi realizado a partir dos institutos previstos no Regimento Interno da Câmara Municipal de Vitória, a fim de permitir uma análise mais concreta. Para responder ao problema, primeiramente apresentou a relevância da educação sobre processo legislativo na formação de estudantes de Direito, ao ter a potência de alcançar os objetivos constitucionais da educação previstos no art. 205 da Constituição da República. Depois, relacionou a articulação entre ensino do processo legislativo e a extensão pela participação política legislativa com a construção do sentimento constitucional. Por fim, investigou as potencialidades pedagógicas de uso de institutos formais de participação política na construção do sentimento constitucional, a partir do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vitória. O método utilizado foi o dialético, gênero teórico, abordagem dos dados qualitativa, delineamento de estudo de caso e estratégias de coleta de dados de levantamento bibliográfico e análise e coleta de legislação.
Abstract: This study aimed to address how the coordination between formal institutes of legislative political participation and the teaching of legislative processes in Law courses has the potential to contribute to the fulfillment of constitutional education objectives and the construction of a constitutional sentiment. The study was conducted based on the institutes outlined in the Internal Regulations of the Municipal Council of Vitória, in order to provide a more concrete analysis. To address the issue, it first presented the significance of education on legislative processes in the formation of Law students, as it has the power to achieve the constitutional education objectives outlined in Article 205 of the Constitution of the Republic. Subsequently, it established a connection between the coordination of teaching legislative processes and the extension through legislative political participation with the construction of a constitutional sentiment. Lastly, it investigated the pedagogical potential of utilizing formal institutes of political participation in fostering the construction of a constitutional sentiment, using the Internal Regulations of the Municipal Council of Vitória as a starting point. The method employed was dialectical, within the theoretical genre, utilizing a qualitative data approach, a case study design, and data collection strategies including bibliographic research and analysis as well as legislative collection.
Keywords: Educação sobre processo legislativo
Objetivos constitucionais da educação
Construção do sentimento constitucional
Participação política
Extensão universitária
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
Citation: MENCER, Abraham Hand Vargas; FABRIZ, Daury Cesar. Ensino e extensão de processo legislativo na construção do sentimento constitucional: estudo desde o Regimento Interno da Câmara de Vitória. Revista Caribeña de las Ciências Sociales, Miami, v. 12, n. 7, p. 3461-3483, dez. 2023. DOI: 10.55905/rcssv12n7-028. Disponível em: https://ojs.southfloridapublishing.com/ojs/index.php/rccs/article/view/3312/2484
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.55905/rcssv12n7-028
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1668
Issue Date: 6-Dec-2023
Appears in Collections:PPGD - Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.