Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1644
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Holding familiar: um estudo sobre a desconsideração inversa da personalidade jurídica enquanto fragilidade da blindagem patrimonial
Autor(es): Neves, Julia Ribeiro de Oliveira
Primeiro Orientador: Fittipaldi, Paula Ferraço
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Alessandra Lignani de Miranda Starling e
Resumo: O presente trabalho, sob a ótica do Direito das Sucessões e institutos de Direito Civil, tem como objetivo realizar uma análise das holdings patrimoniais familiares, enquanto ferramentas estratégicas que fomentam o planejamento sucessório, frente às possíveis fragilidades que podem atentar contra o principal objetivo da holding, qual seja, a proteção do acervo patrimonial. Para tanto, faz-se um breve estudo do funcionamento da sucessão patrimonial de acordo com a legislação brasileira, bem como da importância da proteção da parte legítima da herança, enquanto garantia constitucional dos sucessores. Nesse sentido, promove-se uma análise dos novos contornos da sucessão no Brasil, pela utilização de ferramentas extralegais para efetivar a gestão adequada do patrimônio frente à sucessão hereditária. Diante da necessidade de adequar a transmissão da herança às vontades do titular dos bens de família e à legislação brasileira, as holdings patrimoniais familiares, em tese, se apresentariam como as ferramentas mais eficiente para atender a esta demanda. No entanto, através do estudo de caso jurisprudencial, pode-se concluir que as holdings familiares possuem fragilidades, especialmente no que tange à afetação do acervo patrimonial, pela via da desconsideração inversa da personalidade jurídica.
Abstract: O presente trabalho, sob a ótica de Direito das Sucessões e institutos de Direito Civil, tem as objectivo realizar uma análise des holdings patrimoniais familiares, enquanto strategic ferramentas that fomentam or planejamento sucessório, frente às Possible fragilities that can be attempted against the main object of the holding, qual seja, a protection of heritage property. Para tanto, faz-se um breve estudo do function of the patrimonial succession of agreement with Brazilian legislation, bem as the importance of protection of the legitimate part of its protection is guaranteed constitucional des successores. Nesse sentido, promove-se uma análise dos novos Contornos da sucessão no Brasil, pela utilização de ferramentes extralegais para effective management of patrimony related to hereditary succession. Diante da need to adequately transmit the transmission to the holder's vades of bens of família e à legislação brazilira, as holdings patrimoniais familiares, em tese, se present as ferramentas but efficient to attend to what is requested. No entanto, através do estudo de caso jurisprudencial, pode-se conclude que as holdings Familiars may be fragile, especially if they are sensitive to damage. patrimonial, but via the reverse disconsideration of legal personality
Palavras-chave: Direito sucessório
Planejamento
Planejamento sucessório
Holdings
Holdings familiares
Desconsideração da personalidade jurídica
Desconsideração inversa da personalidade jurídica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade de Direito de Vitoria
Sigla da Instituição: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 2
Citação: NEVES, Julia Ribeiro de Oliveira. Holding familiar: um estudo sobre a desconsideração inversa da personalidade jurídica enquanto fragilidade da blindagem patrimonial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1644
Data do documento: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Julia Ribeiro de Oliveira Neves -ok.pdf450.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.