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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação ambiental como instrumento de fortalecimento da democracia deliberativa
metadata.dc.creator: Pereira Carvalho, Andreia
metadata.dc.contributor.advisor1: Chai, Cássius Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Francisco Campos da
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Carla Noura
metadata.dc.contributor.referee2: Fabriz, Daury Cesar
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa problematiza a correlação entre educação ambiental e democracia deliberativa para uma efetiva política ambiental sustentável, com fins ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo em vista a presente crise climática e ambiental, em nível global. No cenário brasileiro, a Constituição Federal reconhece o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e impõe ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo, para as presentes e futuras gerações. No plano internacional, o Brasil é signatário de tratados e acordos internacionais e vem assumindo compromissos ligados à proteção ambiental e de enfrentamento às mudanças climáticas. Entretanto, na história recente, verifica-se o enfraquecimento de instituições, da preservação ambiental e a redução da participação popular nos espaços de deliberação e de tomada de decisões sobre esse tema. Diante disso, a pesquisa estabelece um recorte espacial e temporal, para analisar o cenário brasileiro, no período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022. O estudo desenvolve-se sob a base teórica de Jünger Habermas acerca da democracia deliberativa e tendo como guias a teoria de interlocução luhmanniana, de Ulrich Beck e Cássius Guimarães Chai sobre sociedade e democracia de risco. O problema da pesquisa traduz-se na seguinte questão: estabelecendo como recorte temporal o período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022 e a partir do marco teórico de Jünger Habermas, em que medida a correlação entre educação ambiental e democracia deliberativa promove efetiva política ambiental e climática em cumprimento aos ODS? Utiliza o método hipotético-dedutivo e testa a hipótese de que a realização de ações de educação ambiental contribui para o engajamento e fortalecimento da participação de atores não estatais nas esferas públicas de decisão, como concretização da democracia deliberativa e legitimação dos processos decisórios de políticas ambientais e climáticas. Os objetivos foram: analisar, sob a ótica da sociedade de risco, a participação social na legitimação dos processos decisórios de políticas públicas em matéria ambiental e climática; investigar a posição do Brasil no quadro global de crise ambiental e climática; e relacionar a concretização do direito humano e fundamental ao meio ambiente equilibrado com a mudança cultural da sociedade, passando pela educação ambiental. Adota como procedimentos as pesquisas bibliográfica e documental. O texto apresenta a seguinte estrutura: o primeiro capítulo destaca as abordagens sobre educação ambiental, democracia, riscos e o agir estratégico da cidadania, analisando a democracia deliberativa num contexto de sociedade de risco; o segundo capítulo analisa a questão climática, relatando acordos internacionais celebrados sobre a temática, abarcando a Agenda 2030 e os ODS; o terceiro capítulo apresenta a educação ambiental como facilitadora da formação de opinião pública e da vontade, que, mediante a atuação cidadã, legitima os procedimentos decisórios. Conclui pela necessidade de se ampliarem os espaços públicos de debate, formação de vontade e de opinião pública e promover o despertar e o engajamento da sociedade civil para participar ativamente dos processos decisórios que tratam de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, para o que a educação ambiental se revela instrumento essencial
Abstract: The research problematizes the correlation between environmental education and deliberative democracy for an effective sustainable environmental policy, with the aim of fulfilling the Sustainable Development Goals (ODS), in view of the present climate and environmental crisis, at a global level. In the Brazilian scenario, the Federal Constitution recognizes the fundamental right to an ecologically balanced environment and imposes on the public authorities and the community the duty to defend and preserve it, for present and future generations. Internationally, Brazil is a signatory of international treaties and agreements and has been assuming commitments related to environmental protection and the fight against climate change. However, in recent history, there has been a weakening of institutions, environmental preservation, and a reduction in popular participation in spaces for deliberation and decision-making on this topic. In view of this, the research establishes a spatial and temporal cut, to analyze the Brazilian scenario, in the period from January 1, 2019, to December 31, 2022. The study is developed under the theoretical basis of Jünger Habermas about deliberative democracy and having as guides Luhmannian interlocution theory, by Ulrich Beck and Cássius Guimarães Chai on risk society and democracy. The research problem translates into the following question: establishing the period from January 1, 2019, to December 31, 2022, as a time frame and based on the theoretical framework of Jünger Habermas, to what extent does the correlation between environmental education and deliberative democracy promote effective environmental and climate policy in compliance with the SDGs? It uses the hypothetical-deductive method and tests the hypothesis that carrying out environmental education actions contributes to the engagement and strengthening of the participation of non-state actors in public decision-making spheres, as the implementation of deliberative democracy and legitimation of decision-making processes of environmental policies and climate. The objectives were: to analyze, from the perspective of the risk society, social participation in the legitimation of decision-making processes of public policies in environmental and climate matters; to investigate Brazil's position in the global context of the environmental and climate crisis; and to relate the fulfillment of the human and fundamental right to a balanced environment with the cultural change of society, including environmental education. It adopts bibliographical and documental research as procedures. The text has the following structure: the first chapter highlights approaches on environmental education, democracy, risks and the strategic action of citizenship, analyzing deliberative democracy in a risk society context; the second chapter analyzes the climate issue, reporting international agreements signed on the subject, covering the 2030 Agenda and the SDGs; the third chapter presents environmental education as a facilitator for the formation of public opinion and will, which, through citizen action, legitimizes decision-making procedures. It concludes by the need to expand public spaces for debate, formation of will and public opinion and to promote the awakening and engagement of civil society to actively participate in decision-making processes that deal with public policies for sustainable development, for which environmental education proves to be an essential tool
Keywords: Educação ambiental
Democracia deliberativa
Emergência climática
metadata.dc.subject.cnpq: Direito
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Citation: CARVALHO, Andreia Pereira. Educação ambiental como instrumento de fortalecimento da democracia deliberativa. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais) - Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais, Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1561
Issue Date: 28-Feb-2023
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