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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A falta de direcionamento comportamental com relação à oratória no ensino jurídico do Brasil e possíveis efeitos dessa deficiência na comunicação dos advogados
Autor(es): Lahas, Maria Eduarda
Primeiro Orientador: Fonseca, Bruno Gomes Borges da
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Rosaly Stange
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o contexto atual de falta de direcionamento comportamental em relação à oratória nas Instituições de Ensino de Direito, bem como as consequências geradas por essa falta, com destaque a três consequências principais e seus desdobramentos. O estudo traz uma breve análise do contexto histórico da oratória e do seu ensino, no que diz respeito à sua posição na sociedade e no mercado. Além disso, o presente artigo traz uma análise aprofundada sobre como, mormente na atualidade, não ter essa habilidade pode interferir no sucesso dos profissionais da advocacia e, por consequência, na defesa dos direitos dos indivíduos e da população Diante disso, o trabalho tem como análise principal a figura da oratória no mercado hodierno, tal como a profundidade das violações que podem ser geradas ao sistema jurídico e, principalmente, ao acesso à justiça pelo fato dos profissionais da advocacia não deixarem a faculdade preparados para se comunicar no mercado contexto jurídico. De modo a produzir um estudo com uma análise da realidade concreta e específica das faculdades de Direito são apresentados, ainda, dados e pesquisas que demonstram como essa deficiência afeta tanto o profissional do direito, quanto a sociedade como um todo
Abstract: The present work aims to analyze the current context of lack of behavioral direction in relation to oratory in the Teaching Institutions of Law, as well as the consequences generated by this lack, with emphasis on three main consequences and their consequences. The study provides a brief analysis of the historical context of oratory and its teaching, with regard to its position in society and the market. In addition, this article provides an analysis in-depth study on how, especially nowadays, not having this ability can interfere in the success of legal professionals and, consequently, in the defense of the rights of individuals and the population In view of this, the work aims to main analysis the figure of oratory in today's market, such as the depth of the violations that can be generated to the legal system and, mainly, to the access to justice due to the fact that legal professionals do not leave college prepared to communicate in the market legal context. in order to produce a study with an analysis of the concrete and specific reality of the faculties of Law are also presented data and research that demonstrate how this disability affects both the legal professional and society as a whole
Palavras-chave: Oratória
Linguagem jurídica
Advocacia
Acesso à justiça
Profissionais do direito
Ensino jurídico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade de Direito de Vitoria
Sigla da Instituição: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
Citação: LAHAS, Maria Eduarda. A falta de direcionamento comportamental com relação à oratória no ensino jurídico do Brasil e possíveis efeitos dessa deficiência na comunicação dos advogados. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1523
Data do documento: 12-Dez-2022
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