Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1513
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os influenciadores digitais e a sociedade de consumo: as situações em que poderão responder civilmente por danos ocasionados aos seus seguidores
Autor(es): Moreira, Rayane Pereira
Primeiro Orientador: Lellis, Ivana Bonesi Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Guzansky, Bruno José Calmon Du Pin Tristão
Resumo: Buscou-se delimitar as situações em que os influenciadores digitais poderão responder civilmente por eventuais danos ocasionados aos seus seguidores em decorrência dos seus atos e condutas. Em um primeiro momento, optou-se pela análise e contextualização da operacionalização do consumo e dos pormenores dele decorrentes, com base em uma análise da obra de Zygmunt Bauman. Foi realizado um aprofundamento do advento da Internet e da forma como este mecanismo corroborou para o surgimento dos influenciadores digitais, com o posterior aprofundamento de quem são essas figuras. A partir desse ponto, foi possível extrair dois diferentes tipos de atividades realizadas pelos influenciadores digitais: aquelas em que atuam como vitrine de marcas e aquelas que veiculam atos de opinião ou de autopromoção. Por fim, buscou-se estabelecer uma conceituação do instituto da responsabilidade civil, sob as categorias da responsabilidade subjetiva e objetiva, bem como um aprofundamento no Código de Defesa do Consumidor. Analisou-se, nesse contexto, a forma como os diferentes tipos de atividade exercidas pelos influenciadores relacionam-se com o instituto da responsabilidade civil, com um aprofundamento na temática da figura do influenciador digital como fornecedor e na distinção dos diferentes tipos de publicidade veiculadas
Abstract: We sought to delimit the situations in which digital influencers could respond civilly for any damage caused to their followers as a result of their acts and conduct. At first, we opted for the analysis and contextualization of the operationalization of consumption and the details resulting from it, based on an analysis of the work of Zygmunt Bauman. A deepening of the advent of the Internet and the way in which this mechanism corroborated for the emergence of digital influencers was carried out, with the subsequent deepening of who these figures are. From this point, it was possible to extract two different types of activities carried out by digital influencers: those in which they act as a showcase for brands and those that convey acts of opinion or self-promotion. Finally, we sought to establish a conceptualization of the institute of civil responsibility, under the categories of subjective and objective responsibility, as well as a deepening of the Consumer Protection Code. In this context, the way in which the different types of activity carried out by influencers relate to the institute of civil liability was analyzed, with a deepening in the theme of the figure of the digital influencer as a supplier and in the distinction of the different types of publicity conveyed
Palavras-chave: Consumo
Influenciadores digitais
Responsabilidade civil
Direito do consumidor
Publicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade de Direito de Vitoria
Sigla da Instituição: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 2
Citação: MOREIRA, Rayane Pereira. Os influenciadores digitais e a sociedade de consumo: as situações em que poderão responder civilmente por danos ocasionados aos seus seguidores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1513
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rayane Pereira Moreira - autorizado.pdf341.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.