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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A responsabilização civil dos influenciadores digitais pela publicida ilícita que veiculam nas mídias sociais
Autor(es): Zamprogno, Paula Fregonassi
Primeiro Orientador: Lellis, Ivana Bonesi Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Guzansky, Bruno José Calmon Du Pin Tristão
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a possibilidade de responsabilização civil, dos influenciadores digitais, pela publicidade ilícita que veiculam em suas redes sociais, demonstrando de que forma isso está presente no ordenamento jurídico brasileiro. Para isso, em um primeiro momento, pôde-se observar que a sociedade contemporânea passou por diversas evoluções, principalmente em sua forma de entender o mercado. Com as inúmeras alterações, a publicidade, por ser um símbolo da sociedade de consumo, acompanhou essas mudanças e ocupou um espaço nas estratégias de atrair o consumidor. No decorrer do texto, ficou notória que as inovações tecnológicas, principalmente da internet, tornaram-se para a publicidade um aliado, no que tange a disseminação de informação e a busca incessante pelos consumidores. E é nesse contexto de grandes inovações que surge o que entendemos hoje, pelo influenciador digital e a publicidade que estes veiculam em seus perfis nas redes sociais. É através do convencimento, decorrente de uma relação de confiança e do grande número de seguidores que possui, que determina comportamentos e molda as ações e escolhas de quem os assiste. Surge então, para manter uma relação jurídica de consumo, saudável, a análise dessa publicidade, realizada pelo influenciador e, quais casos, ela se torna ilícita e a sua possível regulamentação com a legislação já existente
Abstract: The present work aims to analyze the possibility of civil liability, of digital influencers, for the illicit advertising that they publish in their social networks, demonstrating how this is present in the Brazilian legal system. For this, at first, it was possible to observe that contemporary society has gone through several evolutions, mainly in its way of understanding the market. With the numerous changes, advertising, as a symbol of the consumer society, accompanied these changes and occupied a space in the strategies to attract the consumer. Throughout the text, it became evident that technological innovations, mainly on the internet, have become an ally for advertising, in terms of the dissemination of information and the incessant search by consumers. And it is in this context of great innovations that what we understand today, by the digital influencer and the advertising that they publish on their profiles on social networks, emerges. It is through convincing, resulting from a relationship of trust and the large number of followers it has, that it determines behaviors and shapes the actions and choices of those who watch them. Then, in order to maintain a healthy legal consumption relationship, the analysis of this advertising, carried out by the influencer and, which cases, it becomes illegal and its possible regulation with the existing legislation
Palavras-chave: Sociedade de consumo
Mídias sociais
Internet
Publicidade
Influenciador digital
Responsabilidade civil
Código de defesa do consumidor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade de Direito de Vitoria
Sigla da Instituição: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 2
Citação: ZAMPROGNO, Paula Fernandes. A responsabilização civil dos influenciadores digitais pela publicida ilícita que veiculam nas mídias sociais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1507
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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