Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1496
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Fast fashion e consumo consciente: uma análise bourdieusiana do simbolismo por trás da moda e sua influência nos hábitos de consumo
metadata.dc.creator: Bastos, Barbara
metadata.dc.contributor.advisor1: Lellis, Ivana Bonesi Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Zaganelli, Juliana Costa
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo se propõe a analisar a imbricada relação simbólica entre a moda e a hierarquização social, bem como sua influência no fenômeno do consumo. Para tanto, utilizou se da Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu, firmado em três conceitos fundamentais - campo, habitus e capital - para delinear e evidenciar a violência simbólica exercida pela classe dominante sobre a classe dominada por intermédio da moda e apresentá-la como um dos principais propulsores da indústria fast fashion, que propiciou a democratização da moda, mas também gerou diversos problemas de ordem social e ecológica. Com base nessas premissas, buscou-se, simultaneamente, defender o reconhecimento do acesso ao consumo como um direito fundamental e desmitificar a utopia do consumo consciente
Abstract: The present study proposes to analyze the intertwined symbolic relationship between fashion and social hierarchization, as well as its influence on the phenomenon of consumption. For that, Pierre Bourdieu's Theory of Fields was used, based on three fundamental concepts - field, habitus and capital - to delineate and highlight the symbolic violence exercised by the class dominant over the dominated class through fashion and present it as one of the main drivers of the fast fashion industry, which facilitated the democratization of fashion, but it also generated several social and ecological problems. Based on these assumptions, At the same time, we sought to defend the recognition of access to consumption as a fundamental right and demystify the utopia of conscious consumption.
Keywords: Violência simbólica
Fast fashion
Democratização da moda
Consumo consciente
Pierre Bourdieu
Teoria dos campos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 2
Citation: BASTOS, Barbara. Fast fashion e consumo consciente: uma análise bourdieusiana do simbolismo por trás da moda e sua influência nos hábitos de consumo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1496
Issue Date: 13-Dec-2022
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Barbara Bastos - autorizado.pdf360.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.