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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Crimes informáticos em ambiente de metaverso: análise do caso de game Tíbia
metadata.dc.creator: Barros, Renzo Borges
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Bruno Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Alessandra Lignani de Miranda Starling e
metadata.dc.description.resumo: Diante as mudanças tecnológicas vivenciadas nas últimas décadas, a humanidade foi inserida em transformações sociais geradas pela inserção de sistemas digitais no cotidiano. A análise da interseção entre o corpo biológico e o mundo virtual, traz o conceito de uma mentalidade físico-digital, uma realidade mista entre o sensível e o intangível. Nesse momento, surgem os projetos de Metaverso, uma realidade ampliada digitalmente onde a personalidade jurídica é projetada a uma nova dimensão. Entre os diversos exemplos de sistemas de Metaverso, encontram-se jogos digitais, como o em análise no presente trabalho, o Tibia. Embora o ideal intrínseco aos games seja promover a inclusão, entretenimento e proporcionar momentos de lazer e descontração, o desenvolvimento de mecanismos de mascaramento digital, os recursos de criptografia, criam um ambiente ‘confortável’ para criminosos exercerem atividades delituosas. Nesse sentido, o intuito do trabalho se desenvolve no âmbito da transposição de normas do Direito brasileiro para o campo digital, buscando desenvolver a tutela dos direitos jurídicos nesse universo
Abstract: Faced with the technological changes experienced in recent decades, humanity was inserted in social transformations generated by the insertion of digital systems in the daily. The analysis of the intersection between the biological body and the virtual world brings the concept of a physical-digital mentality, a mixed reality between the sensitive and the intangible. At that moment, the projects of Metaverso appeared, a reality digitally expanded where the legal personality is projected to a new dimension. Among the many examples of Metaverse systems are digital games, such as the one under analysis in this work, Tibia. although the ideal intrinsic to games is to promote inclusion, entertainment and provide moments of leisure and relaxation, the development of mechanisms of digital masking, encryption features, create a 'comfortable' environment for criminals to carry out criminal activities. In this sense, the aim of work is carried out within the scope of the transposition of norms of Brazilian Law to the digital field, seeking to develop the protection of legal rights in this field. universe
Keywords: Metaverso
Games digitais
Crimes informáticos próprios
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 2
Citation: BARROS, Renzo Borges. Crimes informáticos em ambiente de metaverso: análise do caso de game Tíbia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1478
Issue Date: 13-Dec-2022
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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