Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1445
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A teoria das inteligências múltiplas e suas contribuições para uma educação jurídica emancipatória
metadata.dc.creator: Avance Filho, Gilberto
metadata.dc.contributor.advisor1: Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ricardo Goretti
metadata.dc.contributor.referee2: Ghirardi, Jose Garcez
metadata.dc.description.resumo: A partir da Revolução Industrial e da transformação tecnológica do Ocidente, cresceu a valorização da escolarização e da acumulação de conhecimento científico pela humanidade. A ideia de inteligência, nesse sentido, se vincula à ideia de racionalidade científica e representa uma das variáveis que compõe esse quadro de mudanças. Ocorre que, diante do desacordo entre as promessas de melhoria da vida da humanidade feita pela modernidade cientificista e a persistência de problemas graves como a guerra, a fome e o desemprego mundiais, cresce a relevância das críticas de suas limitações, o que também significa colocar em xeque a noção sobre inteligência. Portanto, considerando a perspectiva crítico-epistemológica e crítico-pedagógica concernente à emancipação de Boaventura de Sousa Santos, o objetivo constitucional do pleno desenvolvimento da pessoa e as mais recentes diretrizes curriculares do curso superior em Direito, este trabalho se pergunta se é possível adequar a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner para a promoção de uma educação emancipatória, legal e constitucionalmente adequada à educação jurídica brasileira. A hipótese do trabalho é que teoria gardneriana é compatível com a posição crítica de Santos, oferece uma perspectiva interpretativa do objetivo constitucional para educação brasileira de fomentar o pleno desenvolvimento da pessoa e das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Direito. Por assim ser, concluímos com uma breve análise da possibilidade dos indicadores do Instrumentos de Avalição de Cursos de Graduação apontarem Instituições de Ensino Superior (IES) que pratiquem a atividade docente baseada nas múltiplas inteligências. A teoria de Howard Gardner parte da Psicologia, mas combina informações de fontes como a Biologia, Neurologia e Antropologia para criar um conceito próprio de inteligência humana que defende a sua multiplicidade, nivelamento de valor e disposição à influência social. Dada a capilaridade pedagógica da teoria, o autor critica a utilização exclusiva dos testes parametrizados como o do coeficiente de inteligência (QI) que a entendem como uma unidade e valorizam somente duas das nove categorias identificadas por Gardner, quais sejam, a inteligência linguística e a lógico-matemática. Por assim ser, essa dissertação se utiliza da metodologia dedutiva para defender que o estudo em questão ressoa nas lições de Santos quanto à crítica a indolência da racionalidade moderna e sua inaptidão para aos desafios contemporâneos e o atendimento às populações periféricas do capitalismo. No mesmo sentido, deduz a partir dos relatos constituintes pertinentes ao objetivo constitucional do pleno desenvolvimento e das inovações das diretrizes curriculares para o curso jurídico, a repercussão da Teoria das Inteligências Múltiplas nos âmbitos constitucional e legal brasileiro. Por fim, quanto ao sucesso do Instrumento de Avalição em comento, nota que a insuficiência de indicadores e a superficialidade de menções úteis ao propósito corrente, não permitem uma avaliação adequada das IES dedicadas à educação das inteligências
Abstract: From the Industrial Revolution and the technological transformation of the West, the valorization of schooling and the accumulation of scientific knowledge by humanity grew. The idea of intelligence, in this sense, is linked to the idea of scientific rationality and represents one of the variables that make up this scenario. It so happens that, given the disagreement between the promises of improving humanity's life made by scientific modernity and the persistence of serious problems such as war, hunger and global unemployment, the relevance of criticisms of its limitations grows, which also means putting in check the notion of intelligence. Therefore, considering the critical-epistemological and critical-pedagogical perspective concerning the emancipation of Boaventura de Sousa Santos, the constitutional objective of the full development of the person and the most recent curricular guidelines for the university degree in Law, this dissertation asks if it is possible to adapt the Howard Gardner's Theory of Multiple Intelligences for the promotion of an emancipatory education, legally and constitutionally adequate to Brazil’s legal education. The work's hypothesis is that Gardnerian theory is compatible with Santos' critical position, offers an interpretive perspective of the constitutional objective for Brazilian education to promote the full development of the person and of the National Curriculum Guidelines for the undergraduate Law course. Therefore, we conclude with a brief analysis of the possibility that the indicators of the Instruments for Assessment of Undergraduate Courses point to Higher Education Institutions (IES) that practice teaching activities based on multiple intelligences. Howard Gardner's theory starts from Psychology, but combines information from sources such as Biology, Neurology and Anthropology to create a unique concept of human intelligence that defends its multiplicity, value leveling and disposition to social influence. Given the pedagogical capillarity of the theory, the author criticizes the exclusive use of parameterized tests such as the coefficient of intelligence (IQ), which understand it as a unit and value only two of the nine categories identified by Gardner, namely, linguistic intelligence and logical-mathematics. As such, this dissertation uses deductive methodology to defend that the study in question resonates with Santos' lessons regarding the criticism of the indolence of modern rationality and its inability to face contemporary challenges and the assistance to peripheral populations of capitalism. In the same sense, it deduces from the constituent reports relevant to the constitutional objective of the full development and innovations of curricular guidelines for the legal course, the repercussion of the Multiple Intelligences Theory in the Brazilian constitutional and legal spheres. Finally, regarding the success of the Assessment Instrument under discussion, he notes that the insufficiency of indicators and the superficiality of useful references to the current purpose do not allow for an adequate assessment of the IES dedicated to the education of intelligences
Keywords: Inteligências
Múltiplas
Educação
Resolução 05
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Citation: AVANCE FILHO, Gilberto. A teoria das inteligências múltiplas e suas contribuições para uma educação jurídica emancipatória. Orientador: Gilsilene Passon Picoretti Francischetto. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais) - Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais, Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2021
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1445
Issue Date: 15-Mar-2021
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gilberto Avance Filho.pdf754.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.