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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Unidade no conhecimento, unidade no aprendizado do direito
metadata.dc.creator: Adeodato, João Maurício
metadata.dc.description.resumo: O título deste texto já adianta a tese que defendo: o conhecimento aprofundado, o conhecimento médio, o conhecimento inicial, todas são classes conceituais diante de um continuum que é o processo de conhecimento. O que vai determinar se esta ou aquela informação pertence ao nível médio ou ao nível superior, por exemplo, são critérios extremamente variáveis no tempo e no espaço. Como ensino e aprendizado estão incluídos no processo de conhecimento, são também difíceis de hierarquizar, pois um não existe sem o outro.A frase de Karl Marx transcrita acima está muito distante das chamadas políticas afirmativas de hoje e diz respeito a um contexto inteiramente diferente. Meu objetivo ao referi-la é mostrar como as perspectivas sobre a educação dependem do contexto político e podem surpreender e variar infinitamente, a ponto de Marx parecer preferir um ensino superior privado. Além disso, as pautas atuais deste ou daquele grupo político sobre educação podem mudar muito no tempo e no espaço.
Resumen : The title of this text already advances the thesis that I defend: in-depth knowledge, average knowledge, initial knowledge, all are conceptual classes in the face of a continuum that is the process of knowledge. What will determine whether this or that information belongs to the middle level or the higher level, for example, are criteria that are extremely variable in time and space. As teaching and learning are included in the process of knowledge, they are also difficult to rank, as one does not exist without the other. Karl Marx's quote transcribed above is far removed from today's so-called affirmative policies and concerns an entirely different context. My aim in referring to it is to show how perspectives on education depend on the political context and can surprise and vary infinitely, to the point that Marx seems to prefer private higher education. Furthermore, the current agendas of this or that political group on education can change a lot in time and space.
Palabras clave : Conhecimento
Epistemologia
Aprendizado
Karl Marx
Ensino superior
Ensino jurídico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
Citación : ADEODATO, João Maurício. Unidade no conhecimento, unidade no aprendizado do direito. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 116, n. 1, p. 265-275, nov./dez., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v116p265-275
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v116p265-275
URI : http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1425
Fecha de publicación : 10-nov-2021
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