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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influenciadores digitais e a ausência de regulamentação: um estudo sobre a complexidade envolvida na relação com empresas privadas
Autor(es): Boschetti, Pâmela
Primeiro Orientador: Fonseca, Bruno Gomes Borges da
metadata.dc.contributor.referee1: Buzato, Marcos Mauro Rodrigues
Resumo: O presente trabalho teve como objeto de estudo a relação estabelecida entre influenciadores digitais e empresas privadas. O rápido desenvolvimento da internet e das redes sociais tem como consequência a criação de novas formas de labor. O meio digital possibilitou maior interação entre os usuários, consequentemente facilitando o comércio virtual. As redes sociais passam a ser reconhecidas como plataformas de vendas, tornando-se local propício para divulgação de produtos e serviços. Dessa forma, os influenciadores digitais passam a ganhar visibilidade pela influência que exercem nas redes, o que levou as empresas a remuneram o influenciador para este promover a publicidade em seu perfil. Caracteriza-se como uma nova atividade profissional, ainda carecente de regulamentação. Para tanto, foi realizada uma análise de profissões com alguns pontos de similitude e já estabelecidas pelo Ordenamento Jurídico, como as profissões de artista, jornalista e radialista. Observa-se que apesar de inexistir regulamentação, a atividade é realizada por intermédio de contratos entre empresas privadas e influenciadores digitais. Dessa forma, coube análise do vínculo estabelecido sob o prima dos direitos civil, do trabalho e do consumidor, por se tratar de publicidade veiculada em meio de comunicação. Buscou-se dialogar entre as fontes para averiguar uma possível e, talvez, necessária regulamentação da atividade
Abstract: The present work had as its object of study the relationship established between digital influencers and private companies. The rapid development of the internet and of social networks has resulted in the creation of new forms of work. The middle digital enabled greater interaction between users, consequently facilitating the virtual commerce. Social networks are now recognized as platforms for sales, becoming a propitious place for the dissemination of products and services. Of that In this way, digital influencers gain visibility through the influence they exercise on the networks, which led companies to pay the influencer for this promote advertising on your profile. It is characterized as a new activity professional, still lacking regulation. For that, an analysis was carried out of professions with some points of similarity and already established by the Legal, such as the professions of artist, journalist and broadcaster. It is observed that despite since there is no regulation, the activity is carried out through contracts between private companies and digital influencers. In this way, it was necessary to analyze the link established under the primacy of civil, labor and consumer rights, as it is of advertising conveyed in the media. An attempt was made to establish a dialogue between the sources to investigate a possible and, perhaps, necessary regulation of the activity
Palavras-chave: Internet
Novas profissões
Publicidade no direito do consumidor
Contrato de autônomo
Relação de trabalho
Redes sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade de Direito de Vitoria
Sigla da Instituição: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 2
Citação: BOSCHETTI, Pâmela. Influenciadores digitais e a ausência de regulamentação: um estudo sobre a complexidade envolvida na relação com empresas privadas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1394
Data do documento: 29-Jun-2022
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