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dc.creatorWermuth, Maiquel Ângelo Dezordi-
dc.creatorMorais, Jose Luis Bolzan de-
dc.creatorFestugatto, Adriana Martins Ferreira-
dc.date.accessioned2022-08-17T15:50:26Z-
dc.date.available2022-08-17-
dc.date.available2022-08-17T15:50:26Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.citationFESTUGATTO, Adriana Martins Ferreira; MORAIS, Jose Luis Bolzan de; WERMUTH, Maiquel Ângelo Dezordi. A pandemia da desinformação: Covid-19 e as mídias sociais - do fascínio tecnológico à (auto)regulação. Revista Quaestio Iuris, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 377-396, jan./mar., 2022. Disponível em: https://doi.org/10.12957/rqi.2022.60199pt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage377pt_BR
dc.citation.epage396pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.12957/rqi.2022.60199pt_BR
dc.identifier.issn15160351pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1378-
dc.description.abstractThe article analyzes the use of the new sources of communication and information brought by the Digital Revolution in the scenario of the health crisis of Covid-19, and the self-regulation practices recently adopted by the intermediary internet platforms, with regard to exclusion, through their own judgment, of content considered non-informative. Bibliographic and documentary research and the hermeneutic approach were used to establish an adequate understanding in relation to the question posed. The research problem is to assess the extent to which digital social media served as a medium for the debate around the pandemic and how they have been used to spread disinformation, as well as for the appearance of an anti-modern discourse in terms of rationality, science and politics. As main results, it points to a possible return to the tradition of social law, perhaps distorted, without any public regulation and accountability mechanisms.pt_BR
dc.description.resumoO artigo analisa a utilização das novas fontes de comunicação e informação postas pela Revolução Digital no cenário de crise sanitária da Covid-19, e as práticas de autorregulação recentemente adotadas pelas plataformas intermediárias de internet, no tocante à exclusão, mediante juízo próprio, de conteúdos tidos como não informativos. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental e da abordagem hermenêutica para estabelecer uma adequada compreensão em relação à questão posta. O problema de pesquisa consiste em avaliar em que medida as mídias sociais digitais serviram de medium para o debate em torno da pandemia e como elas têm sido utilizadas para a propagação de desinformação, bem como para a aparição de um discurso antimoderno em termos de racionalidade, ciência e política. Como principais resultados, aponta-se para um possível retorno à tradição do direito social, talvez falseada, sem qualquer regulamentação pública e mecanismos de accountability.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeovanna Souza (jeovanna@fdv.br) on 2022-08-17T14:12:08Z No. of bitstreams: 1 A pandemia da desinformação covid-19 e as mídias sociais.pdf: 354277 bytes, checksum: f57ad10fd81eb41c3f70217d3e0df6dc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2022-08-17T15:50:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A pandemia da desinformação covid-19 e as mídias sociais.pdf: 354277 bytes, checksum: f57ad10fd81eb41c3f70217d3e0df6dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-17T15:50:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A pandemia da desinformação covid-19 e as mídias sociais.pdf: 354277 bytes, checksum: f57ad10fd81eb41c3f70217d3e0df6dc (MD5) Previous issue date: 2021-08-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Quaestio Iurispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleA pandemia da desinformação: Covid-19 e as mídias sociais - do fascínio tecnológico à (auto)regulaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.typeArtigo de periódicoPOR
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