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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Publicidade e responsabilidade dos influenciadores digitais na sociedade de consumo
Autor(es): Mendes, Maria Eduarda Barcellos
Primeiro Orientador: Moreira, Nelson Camatta
metadata.dc.contributor.referee1: Bonesi, Ivana
Resumo: No presente texto será abordado o surgimento de novos métodos de propagar produtos ou serviços, por intermédio da internet, fazendo assim nascer um movimento digital posteriormente conhecido pelo nome de influenciadores digitais e a forma como seu trabalho tem impactado nas relações de consumo. No âmbito jurídico, se fez necessário compreender a nova forma de publicidade digital para aludir acerca de sua relação direta com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) no que tange os limites das propagandas. Assim, o que se visa trabalhar nessa pesquisa é justamente o modo como tal propaganda funciona, seus impactos na sociedade de consumo e principalmente, se as premissas do Direito do Consumidor são respeitadas nesses tipos de publicidade. Assim, num primeiro momento, para englobar a temática, traz se uma abordagem contextual a respeito da sociedade de consumo, a partir de Zygmunt Bauman e, ainda, a relação atual dos influenciadores digitais e o Código de Defesa do Consumidor. Finalmente, insere-se as formas de publicidade na internet permitidas legalmente no sistema jurídico pátrio, trazendo em contraponto a análise da publicidade abusiva e/ou enganosa, que é bastante presente entre as plataformas desses influenciadores e quais os danos causados por essas práticas aos consumidores, trazendo a reflexão da necessidade, ou da não necessidade de responsabilização por esses novos agentes da publicidade sobre suas publicações, de modo a utilizar a técnica jurisprudencial com o auxílio de bibliografias conceituadas para compreender acerca da temática, explicitá-la e propor suas devidas soluções
Abstract: In this text, the emergence of new methods of propagating products or services, through the internet, thus giving rise to a movement digital later known by the name of digital influencers and the way his work has had an impact on consumer relations. In the legal field, necessary to understand the new form of digital advertising to allude to its direct relationship with the Consumer Defense Code (CDC) regarding the limits of the advertisements. Thus, what is intended to work in this research is precisely the way how such advertising works, its impacts on consumer society and mainly, if the premises of Consumer Law are respected in these types of advertising. Thus, at first, to encompass the theme, it brings a contextual approach about the consumer society, from Zygmunt Bauman and also the current relationship of digital influencers and the Code of Consumer defense. Finally, the forms of advertising on the internet are included. legally permitted in the country's legal system, bringing as a counterpoint the analysis of abusive and/or misleading advertising, which is quite present among platforms of these influencers and what are the damages caused by these practices to the consumers, bringing the reflection of the need, or the non-necessity of accountability by these new agents of advertising on their publications, in order to use the jurisprudential technique with the help of renowned bibliographies to understand about the theme, explain it and propose appropriate solutions
Palavras-chave: Internet
Influenciadores digitais
Direito do consumidor
Publicidade
Sociedade de consumo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade de Direito de Vitoria
Sigla da Instituição: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 2
Citação: MENDES, Maria Eduarda Barcellos. Publicidade e responsabilidade dos influenciadores digitais na sociedade de consumo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1371
Data do documento: 28-Jun-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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