Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Alessandra Lignani de Miranda Starling e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7725518758665491pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Placídio Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5310346087486269pt_BR
dc.creatorDeps, Thayná Barcelos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-18T13:15:17Z-
dc.date.available2022-05-17-
dc.date.available2022-05-18T13:15:17Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationDEPS, Thayná Barcelos. Influenciadores digitais: uma análise sobre o direito de imagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1315-
dc.description.abstractThe research analyzes how digital influencers are authorized legally granting the use of their own image, through assignment, through of contracts to be established and the extent to which this provision is lawful. THE context of the emergence of influencers is introduced with the advent of the internet, by allowing the rapid and very brief circulation of information, messages and content, the emergence of social networks, which went viral. In this framework, the work presents an exhibition on the consumer society, an opportunity in which he exposes how society is influenced from emergence to the act of acquisition, once that this is the gear of the market: the consumer needs to consume. In this perspective of consumption, the influencers, when appearing divulging their life, their interests, their preferences, and create an identity with their high number of followers, denote notoriety for themselves, which draws the attention of companies and marks. These interested parties then see in this digital showcase an opportunity to leverage the sale of their services and products, since influencers have influence on the purchasing decision power of consumers. For that, these companies need to establish a contract with assignment of use of the image of the influencer so that you are then authorized to use their image and then launch hand of forms of dissemination. It is in this context that the idea of as a commodity, since companies/stakeholders are “buying” (in truth, establish assignment) the image of this influencer, albeit in a temporarypt_BR
dc.description.resumoA pesquisa analisa de que forma os influenciadores digitais estão autorizados legalmente a concederem o uso da sua própria imagem, através de cessão, por meio de contratos a serem estabelecidos e até que ponto essa disposição é lícita. O contexto do surgimento dos influenciadores é introduzido com o advento da internet, ao permitir a circulação rápida de informações, mensagens e conteúdo e muito breve, o surgimento das redes sociais, que se tornaram virais. Neste quadro, o trabalho apresenta exposição sobre a sociedade de consumo, oportunidade em que expõe como a sociedade é desde o surgimento influenciada ao ato de aquisição, uma vez que essa é a engrenagem do mercado: o consumidor precisa consumir. Nessa perspectiva de consumo, os influenciadores, ao aparecerem divulgando sua vida, seus interesses, suas preferências, e criarem identidade com seu elevado número de seguidores, denotam para si notoriedade, o que chama a atenção das empresas e marcas. Estes interessados então, visualizam nesta vitrine digital uma oportunidade de alavancarem a venda de seus serviços e produtos, vez que os influenciadores detêm de influência no poder de decisão de compra dos consumidos. Para isso, essas empresas precisam estabelecer contratação com cessão de uso de imagem do influencer para que então esteja autorizado a utilizar da imagem deste e então lance mão das formas de divulgação. Neste contexto é que se enquadra a ideia de imagem como mercadoria, posto que as empresas/interessados estão ‘’comprando’’ (na verdade, estabelecem cessão) a imagem deste influencer, ainda que de modo temporáriopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luiz Nicoli Junior (luiz.nicoli@fdv.br) on 2022-05-17T16:21:32Z No. of bitstreams: 1 TCC - Thayná Barcelos Deps.pdf: 285021 bytes, checksum: dbde77b4da67f1d5e990fef42a4b9f22 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2022-05-18T13:15:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Thayná Barcelos Deps.pdf: 285021 bytes, checksum: dbde77b4da67f1d5e990fef42a4b9f22 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-18T13:15:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Thayná Barcelos Deps.pdf: 285021 bytes, checksum: dbde77b4da67f1d5e990fef42a4b9f22 (MD5) Previous issue date: 2021-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectDireitos da personalidadept_BR
dc.subjectDireito de imagempt_BR
dc.subjectCessão de usopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleInfluenciadores digitais: uma análise sobre o direito de imagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Thayná Barcelos Deps.pdf278.34 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.