DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor1 | Bussinguer, Elda Coelho de Azevedo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8933361259561564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Thiago Fabres de | - |
dc.contributor.referee2 | Maciel, Ethel Leonor Noia | - |
dc.creator | Ramos, Ana Carolina Rocha de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6565187728869387 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T13:45:31Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23 | - |
dc.date.available | 2022-03-25T13:45:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-15 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Ana Carolina Rocha de Souza. Imposição da magreza como ideal de beleza na era do capitalismo transestético: a violação do direito fundamental das mulheres à igualdade. Orientadora: Elda Coelho de Azevedo Bussinguer. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais) - Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais, Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1264 | - |
dc.description.abstract | In the context in which power produces knowledge and positive effects at the level of
desire for the perfection of the body, this research aims to understand to what extent
patriarchal asymmetries of power, analyzed through Michel Foucault's analytical
categories, violate the fundamental right to equality and non-discrimination of women
through the consolidation of skinniness as an ideal of beauty in the era of Western
trans-aesthetic capitalism. Although both men and women are currently pursuing the
ideal of a skinny body, the hypothesis of this research incorporates the suspicion that
the imposition of the aesthetic standard of skinniness, due to it’s transversely with
patriarchy, capitalism and the beauty myth, affects woman more severely. This
research is based on the existence of the sex/gender system, coined by Rubin, to
understand the asymmetric relations of power exercised by men over women in
patriarchal society. As presented, the feminist movement resistances achieved the
construction of feminist theories and the recognition of equality as a fundamental
right of women. The categories discipline, biopolitics and governmentality, from the
perspective of Michel Foucault, are indispensable for understanding the imposition of
skinniness as a phenomenon initiated in modernity. Equally important, the philosophy
of Gilles Lipovetsky is adopted for the understanding of its update to the
hypermodernity. The male domination strategy connecting being a woman to the
beauty category, meaning skinniness, is taken, as understood by Naomi Wolf, as the
most significant form of resistance to the advances achieved by feminist movements.
Intensified by the presence of trans-aesthetic capitalism, a model of capital
accumulation based on the aesthetic ethics of life transformation, the imposition of
the aesthetic standard of skinniness on women is revealed as a double violation of its
fundamental right to equality. At the end of the research, a clipping of digital
marketing strategies by Forever 21 in the Instagram social network exemplifies
hyper-modern neoliberal biopolitical strategies. The historical-dialectical materialism
by Karl Marx is adopted as the methodology for this work. The investigation points to
the understanding that the social imposition of skinniness as a beauty ideal to women
is incompatible with the construction of a society oriented by dignity of the human
being and fundamental rights and guarantees. | pt_BR |
dc.description.resumo | No contexto em que o poder produz saberes e efeitos positivos no nível do desejo
de aperfeiçoamento do corpo, esta pesquisa tem como objetivo compreender em
que medida as assimetrias patriarcais de poder, analisadas a partir das categorias
analíticas de Michel Foucault, violam o direito fundamental à igualdade e à não
discriminação das mulheres por meio da consolidação da magreza como ideal de
beleza na era do capitalismo transestético ocidental. Muito embora tanto homens
quanto mulheres persigam, atualmente, o ideal de um corpo magro, integra a
hipótese desta pesquisa a suspeita de que a imposição do padrão estético da
magreza, em razão das suas transversalidades com o patriarcado, o capitalismo e o
mito da beleza, afeta a mulher de forma asseverada. Esta pesquisa parte da
existência de um sistema/sexo gênero, cunhado por Rubin, para compreender as
relações assimétricas de poder exercidas pelo homem sobre a mulher na sociedade
patriarcal. As resistências promovidas pelas três ondas dos movimentos feministas
são apresentadas como processo de construção das teorias feministas e de
reconhecimento da igualdade como direito fundamental da mulher. A disciplina, a
biopolítica e a governamentalidade, sob a perspectiva de Michel Foucault, são
indispensáveis para a compreensão da imposição da magreza por se tratar de
fenômeno cujo início está inscrito na era de inserção do corpo no campo do político.
Igualmente importante, a filosofia de Gilles Lipovetsky é adota para a compreensão
da condução do fenômeno até a hipermodernidade. A estratégia dominação
masculina por meio da conexão do ser mulher à categoria beleza, a qual, no atual
paradigma da utopia light, significa magreza, é tomada, conforme compreendido por
Naomi Wolf, como a mais significativa forma de resistência aos avanços
conquistados pelos movimentos feministas. Asseverada pela vigência do capitalismo
transestético, um modelo de acumulação do capital baseado na ética estética de
transformação da vida, a imposição do padrão estético da magreza às mulheres
revela-se como violação dupla do seu direito fundamental à igualdade. Ao final da
pesquisa, um recorte das estratégias de marketing digital da marca Forever 21 na
rede social Instagram exemplifica estratégias neoliberais hipermodernas de
biopolítica. Para tanto adota-se a metodologia do materialismo histórico-dialético
marxista. A investigação aponta para compreensão de que a imposição social da
magreza como ideal de beleza à mulher é incompatível com a construção de uma
vida em sociedade orientada pelos valores da dignidade da pessoa humana e dos
direitos e garantias fundamentais. | pt_BR |
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Previous issue date: 2018-05-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Direito de Vitoria | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento 1 | pt_BR |
dc.publisher.program | PPG1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | FDV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direito à igualdade | pt_BR |
dc.subject | Imposição da magreza | pt_BR |
dc.subject | Ideal de beleza | pt_BR |
dc.subject | Hipermodernidade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.title | Imposição da magreza como ideal de beleza na era da do capitalismo transestético : a violação do direito fundamental das mulheres à igualdade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
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