Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Antônio Leal de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520678641065506pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Nelson Camatta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535094687665916pt_BR
dc.creatorAlves, Thais Marcele Torres da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2890447505977977pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T18:20:52Z-
dc.date.available2021-09-20-
dc.date.available2021-10-06T18:20:52Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.identifier.citationALVES, Thais Marcele Torres da Silva. Estética e consumo na sociedade contemporânea: o papel dos influenciadores digitais no fomento ao consumo de serviços cirúrgico-estéticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1186-
dc.description.abstractThis work deals with how digital influencers act in the 21st century by encouraging the consumption of surgeries for aesthetic purposes. The objective is a historical analysis of the construction of beauty ideals over time and their meanings in the social context, such as power and sexuality; and also, as the influence of the most prominent digital personalities is more effectively disseminated with the advent of social media. For this, we will use, above all, the historical method, analyzing processes of formation of society and institutions of the past to, finally, seek to understand under the auspices of authors of sociology such as Bourdieu, Byung Chul Han, Bauman and Baudrillard. In the same area of the aforementioned authors, among others, we will bring the perspective of Brazilian consumer law, exposing the guiding principles that regulate consumer relations, such as, for example, the principle of transparency and of good faith. In view of this, we will expose two events of relevance to this work that portray the current modern reality, reproducing a physical stereotype that is unlikely to be reached naturally, but only with surgical aesthetic interventionspt_BR
dc.description.resumoTrata-se neste trabalho sobre como se dá a atuação dos influenciadores digitais no século XXI ao fomentarem pelo consumo de cirurgias com fins estéticos. Objetiva-se uma análise histórica sobre a construção dos ideais de beleza com o passar das épocas e seus significados no seio social, como o poder e sexualidade; ainda, como a influência das personalidades digitais de maior destaque é difundida de modo mais efetiva com o advento das mídias sociais. Para isso, utilizaremos, sobretudo, do método histórico, analisando processos de formação da sociedade e de instituições do passado para, por fim, buscar entender sob a égide de autores da sociologia como Bourdieu, Byung-Chul Han, Bauman e Baudrillard. Na mesma seara dos autores anteriormente citados, entre outros, traremos a perspectiva do direito consumerista brasileiro, expondo os princípios norteadores que regulam as relações de consumo, como, por exemplo, o princípio da transparência e o da boa-fé. A vista disso, exporemos dois acontecimentos de relevância para este trabalho que retratam a realidade moderna atual, reprodutora de um estereótipo físico que dificilmente será alcançado naturalmente, mas tão somente com intervenções cirúrgico-estéticaspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luiz Nicoli Junior (luiz.nicoli@fdv.br) on 2021-10-05T18:57:45Z No. of bitstreams: 1 TCC - Thaís Torres Alves.pdf: 525736 bytes, checksum: 0ab39c13ab332c196d214f7873504c63 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2021-10-06T18:20:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Thaís Torres Alves.pdf: 525736 bytes, checksum: 0ab39c13ab332c196d214f7873504c63 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-06T18:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Thaís Torres Alves.pdf: 525736 bytes, checksum: 0ab39c13ab332c196d214f7873504c63 (MD5) Previous issue date: 2021-09-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectCódigo de defesa do consumidorpt_BR
dc.subjectCirurgias estéticaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleEstética e consumo na sociedade contemporânea: o papel dos influenciadores digitais no fomento ao consumo de serviços cirúrgico-estéticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thaís Torres Alves.pdf513.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.