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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estética e consumo na sociedade contemporânea: o papel dos influenciadores digitais no fomento ao consumo de serviços cirúrgico-estéticos
metadata.dc.creator: Alves, Thais Marcele Torres da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Antônio Leal de
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Nelson Camatta
metadata.dc.description.resumo: Trata-se neste trabalho sobre como se dá a atuação dos influenciadores digitais no século XXI ao fomentarem pelo consumo de cirurgias com fins estéticos. Objetiva-se uma análise histórica sobre a construção dos ideais de beleza com o passar das épocas e seus significados no seio social, como o poder e sexualidade; ainda, como a influência das personalidades digitais de maior destaque é difundida de modo mais efetiva com o advento das mídias sociais. Para isso, utilizaremos, sobretudo, do método histórico, analisando processos de formação da sociedade e de instituições do passado para, por fim, buscar entender sob a égide de autores da sociologia como Bourdieu, Byung-Chul Han, Bauman e Baudrillard. Na mesma seara dos autores anteriormente citados, entre outros, traremos a perspectiva do direito consumerista brasileiro, expondo os princípios norteadores que regulam as relações de consumo, como, por exemplo, o princípio da transparência e o da boa-fé. A vista disso, exporemos dois acontecimentos de relevância para este trabalho que retratam a realidade moderna atual, reprodutora de um estereótipo físico que dificilmente será alcançado naturalmente, mas tão somente com intervenções cirúrgico-estéticas
Abstract: This work deals with how digital influencers act in the 21st century by encouraging the consumption of surgeries for aesthetic purposes. The objective is a historical analysis of the construction of beauty ideals over time and their meanings in the social context, such as power and sexuality; and also, as the influence of the most prominent digital personalities is more effectively disseminated with the advent of social media. For this, we will use, above all, the historical method, analyzing processes of formation of society and institutions of the past to, finally, seek to understand under the auspices of authors of sociology such as Bourdieu, Byung Chul Han, Bauman and Baudrillard. In the same area of the aforementioned authors, among others, we will bring the perspective of Brazilian consumer law, exposing the guiding principles that regulate consumer relations, such as, for example, the principle of transparency and of good faith. In view of this, we will expose two events of relevance to this work that portray the current modern reality, reproducing a physical stereotype that is unlikely to be reached naturally, but only with surgical aesthetic interventions
Keywords: Influenciador digital
Código de defesa do consumidor
Cirurgias estéticas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
Citation: ALVES, Thais Marcele Torres da Silva. Estética e consumo na sociedade contemporânea: o papel dos influenciadores digitais no fomento ao consumo de serviços cirúrgico-estéticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1186
Issue Date: 1-Sep-2021
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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