Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoimbra, Viviane Lima-
dc.creatorChai, Cássius Guimarães-
dc.date.accessioned2021-06-28T17:52:34Z-
dc.date.available2021-02-23-
dc.date.available2021-06-28T17:52:34Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationCOIMBRA, Viviane Lima; CHAI, Cássius Guimarães. Violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da teoria das janelas quebradas. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 6, n. 12, p. 100145-100150, dez. 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n12-489. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/21921.pt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.citation.spage100145pt_BR
dc.citation.epage100150pt_BR
dc.identifier.doi10.34117/bjdv6n12-489pt_BR
dc.identifier.issn2525-8761pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1090-
dc.description.abstractThis study intends to analyze the violation of the right to security in the school environment by the perspective of the Broken Windows Theory. It was elaborated through hypothetical- deductive method and exploratory research. It was based on an extensive bibliographic survey, such as books, scientific articles, magazines, newspapers, current laws and also in the application of a student and teacher questionnaire responses. It aims the application of the Broken Windows Theory in school environment in order to avoid and prevent violence and to guarantee the fundamental social right to security, as recommended by the Brazilian Federal Constitutional of 1988. It briefly talks about rights and violence. It emphasizes the fundamental social right to security. It suggests the application of actions based on Broken Windows Theory in Brazilian schools. It observes the low cost to implement the actions in education establishments. Finally, it is concluded that the application of the Broken Windows Theory in education is the most accessible, simple and factual way to guarantee the right to security in Brazilian schools and, at the same time, to return to these same schools its role of preparing citizens to society.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo pretende analisar a violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da Teoria das Janelas Quebradas. Foi elaborado por meio de método hipotético-dedutivo e pesquisa exploratória. Baseou-se em extenso levantamento bibliográfico, como livros, artigos científicos, revistas, jornais, leis vigentes e também em respostas a questionários aplicados com alunos e professores, de forma aleatória. Objetiva a aplicação da Teoria das Janelas Quebradas no ambiente escolar para coibir e prevenir a violência e garantir o direito fundamental social à segurança, conforme preconiza a Constituição Federal do Brasil de 1988. Destaca o direito fundamental social à segurança. Exemplifica os tipos mais comuns de violência nas escolas. Sugere a aplicação de medidas fundamentadas na Teoria das Janelas Quebradas nas escolas brasileiras. Ressalta o baixo custo para implementação das medidas nos estabelecimentos de educação. Por fim, conclui-se que a aplicação da Teoria das Janelas Quebradas na educação é a maneira mais acessível, simples e concreta de se assegurar o direito à segurança nas escolas brasileiras e, ao mesmo tempo, devolver a estas mesmas escolas o papel de formar cidadãos dignos à sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2021-02-23T14:21:38Z No. of bitstreams: 1 CHAI - Violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da teoria das janelas quebradas.pdf: 165551 bytes, checksum: c850781407f4403bf2217708a85cce75 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2021-06-28T17:52:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CHAI - Violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da teoria das janelas quebradas.pdf: 165551 bytes, checksum: c850781407f4403bf2217708a85cce75 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-28T17:52:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHAI - Violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da teoria das janelas quebradas.pdf: 165551 bytes, checksum: c850781407f4403bf2217708a85cce75 (MD5) Previous issue date: 2020-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Journal of Developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito à segurançapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectTeoria das janelas quebradaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleViolação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da teoria das janelas quebradaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.typeArtigo de periódicoPOR
Aparece nas coleções:PPGD - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHAI - Violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da teoria das janelas quebradas.pdf161.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.