Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1090
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da teoria das janelas quebradas
Autor(es): Coimbra, Viviane Lima
Chai, Cássius Guimarães
Resumo: O presente estudo pretende analisar a violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da Teoria das Janelas Quebradas. Foi elaborado por meio de método hipotético-dedutivo e pesquisa exploratória. Baseou-se em extenso levantamento bibliográfico, como livros, artigos científicos, revistas, jornais, leis vigentes e também em respostas a questionários aplicados com alunos e professores, de forma aleatória. Objetiva a aplicação da Teoria das Janelas Quebradas no ambiente escolar para coibir e prevenir a violência e garantir o direito fundamental social à segurança, conforme preconiza a Constituição Federal do Brasil de 1988. Destaca o direito fundamental social à segurança. Exemplifica os tipos mais comuns de violência nas escolas. Sugere a aplicação de medidas fundamentadas na Teoria das Janelas Quebradas nas escolas brasileiras. Ressalta o baixo custo para implementação das medidas nos estabelecimentos de educação. Por fim, conclui-se que a aplicação da Teoria das Janelas Quebradas na educação é a maneira mais acessível, simples e concreta de se assegurar o direito à segurança nas escolas brasileiras e, ao mesmo tempo, devolver a estas mesmas escolas o papel de formar cidadãos dignos à sociedade.
Abstract: This study intends to analyze the violation of the right to security in the school environment by the perspective of the Broken Windows Theory. It was elaborated through hypothetical- deductive method and exploratory research. It was based on an extensive bibliographic survey, such as books, scientific articles, magazines, newspapers, current laws and also in the application of a student and teacher questionnaire responses. It aims the application of the Broken Windows Theory in school environment in order to avoid and prevent violence and to guarantee the fundamental social right to security, as recommended by the Brazilian Federal Constitutional of 1988. It briefly talks about rights and violence. It emphasizes the fundamental social right to security. It suggests the application of actions based on Broken Windows Theory in Brazilian schools. It observes the low cost to implement the actions in education establishments. Finally, it is concluded that the application of the Broken Windows Theory in education is the most accessible, simple and factual way to guarantee the right to security in Brazilian schools and, at the same time, to return to these same schools its role of preparing citizens to society.
Palavras-chave: Direito à segurança
Violência
Teoria das janelas quebradas
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Faculdade de Direito de Vitoria
Sigla da Instituição: FDV
Citação: COIMBRA, Viviane Lima; CHAI, Cássius Guimarães. Violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da teoria das janelas quebradas. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 6, n. 12, p. 100145-100150, dez. 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n12-489. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/21921.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.34117/bjdv6n12-489
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1090
Data do documento: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:PPGD - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHAI - Violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da teoria das janelas quebradas.pdf161.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.