Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1090
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da teoria das janelas quebradas
metadata.dc.creator: Coimbra, Viviane Lima
Chai, Cássius Guimarães
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo pretende analisar a violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da Teoria das Janelas Quebradas. Foi elaborado por meio de método hipotético-dedutivo e pesquisa exploratória. Baseou-se em extenso levantamento bibliográfico, como livros, artigos científicos, revistas, jornais, leis vigentes e também em respostas a questionários aplicados com alunos e professores, de forma aleatória. Objetiva a aplicação da Teoria das Janelas Quebradas no ambiente escolar para coibir e prevenir a violência e garantir o direito fundamental social à segurança, conforme preconiza a Constituição Federal do Brasil de 1988. Destaca o direito fundamental social à segurança. Exemplifica os tipos mais comuns de violência nas escolas. Sugere a aplicação de medidas fundamentadas na Teoria das Janelas Quebradas nas escolas brasileiras. Ressalta o baixo custo para implementação das medidas nos estabelecimentos de educação. Por fim, conclui-se que a aplicação da Teoria das Janelas Quebradas na educação é a maneira mais acessível, simples e concreta de se assegurar o direito à segurança nas escolas brasileiras e, ao mesmo tempo, devolver a estas mesmas escolas o papel de formar cidadãos dignos à sociedade.
Abstract: This study intends to analyze the violation of the right to security in the school environment by the perspective of the Broken Windows Theory. It was elaborated through hypothetical- deductive method and exploratory research. It was based on an extensive bibliographic survey, such as books, scientific articles, magazines, newspapers, current laws and also in the application of a student and teacher questionnaire responses. It aims the application of the Broken Windows Theory in school environment in order to avoid and prevent violence and to guarantee the fundamental social right to security, as recommended by the Brazilian Federal Constitutional of 1988. It briefly talks about rights and violence. It emphasizes the fundamental social right to security. It suggests the application of actions based on Broken Windows Theory in Brazilian schools. It observes the low cost to implement the actions in education establishments. Finally, it is concluded that the application of the Broken Windows Theory in education is the most accessible, simple and factual way to guarantee the right to security in Brazilian schools and, at the same time, to return to these same schools its role of preparing citizens to society.
Keywords: Direito à segurança
Violência
Teoria das janelas quebradas
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
Citation: COIMBRA, Viviane Lima; CHAI, Cássius Guimarães. Violação do direito à segurança no ambiente escolar sob a luz da teoria das janelas quebradas. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 6, n. 12, p. 100145-100150, dez. 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n12-489. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/21921.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.34117/bjdv6n12-489
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1090
Issue Date: 1-Dec-2020
Appears in Collections:PPGD - Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.