Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1049
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dc.creatorCoura, Alexandre de Castro-
dc.creatorZanotti, Bruno Taufner-
dc.date.accessioned2021-06-28T17:14:20Z-
dc.date.available2021-02-18-
dc.date.available2021-06-28T17:14:20Z-
dc.date.issued2018-06-10-
dc.identifier.citationCOURA, Alexandre de Castro; ZANOTTI, Bruno Taufner. “O doador de memórias” à luz da cultura positivista: por uma nova forma de ver e aprender direito. RDFG – Revista de Direito da Faculdade Guanambi, Guanambi, v. 5, n. 1, p. 29-49, jan./jun. 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7065441.pt_BR
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage29pt_BR
dc.citation.epage49pt_BR
dc.identifier.issn2447-6536pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1049-
dc.description.abstractLiterature and cinema, through narrative, help to interpret and justify reality. Law also uses this tool to interpret society and itself. In this line, this article seeks to relate cinema and law, proposing a non -traditional methodology of reflection on legal science. Thus, the following questions will be raised: in what way is it possible to relate Law and cinema from the movie "The Memories Giver"? How can legal positivism be identified and shaped in the light of this film? From this context, how does the chosen film and post-positivism overcome the pretension of neutrality? Initially, the central ideas from the film "The Giver of Memories" will be presented. Then, the concept of paradigm will be analyzed from the film, its relation with the Law, especially the positivist concept of Kelsenian law, and, finally, the overcoming of this notion by post-positivism.pt_BR
dc.description.resumoA literatura e o cinema, por meio da narrativa, ajudam a interpretar e a justificar a realidade. O direito também se vale dessa ferramenta para interpretar a sociedade e a si próprio. Nessa linha, o presente artigo busca relacionar cinema e Direito, propondo metodologia não tradicional de reflexão acerca da ciência jurídica. Assim, serão levantados os seguintes questionamentos: de que forma é possível relacionar Direito e cinema a partir do filme “O doador de memórias”? Como o positivismo jurídico pode ser identificado e moldado à luz do referido filme? A partir desse contexto, como o filme escolhido e o pós-positivismo superam a pretensão de neutralidade? Inicialmente, serão apresentadas as ideias centrais do filme “O Doador de Memórias”. Em seguida, será analisado o conceito de paradigma a partir do filme, sua relação com o Direito, em especial o conceito positivista kelseniano de direito, e, por fim, a superação dessa noção pelo pós-positivismo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2021-02-18T18:51:39Z No. of bitstreams: 1 COURA - O doador de memórias.pdf: 412809 bytes, checksum: 94684864572b67b7ffc43e3a9d65f6b2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2021-06-28T17:14:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COURA - O doador de memórias.pdf: 412809 bytes, checksum: 94684864572b67b7ffc43e3a9d65f6b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-28T17:14:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COURA - O doador de memórias.pdf: 412809 bytes, checksum: 94684864572b67b7ffc43e3a9d65f6b2 (MD5) Previous issue date: 2018-06-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.relation.ispartofRDFG – Revista de Direito da Faculdade Guanambipt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectPositivismopt_BR
dc.subjectPós-positivismopt_BR
dc.subjectDireito e moralpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.title“O doador de memórias” à luz da cultura positivista: por uma nova forma de ver e aprender direitopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.typeArtigo de periódicoPOR
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