Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1044
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinheiro, Priscila Tinelli-
dc.creatorFarias, Rafael Fávero-
dc.creatorCoura, Alexandre de Castro-
dc.date.accessioned2021-06-28T17:13:20Z-
dc.date.available2021-02-18-
dc.date.available2021-06-28T17:13:20Z-
dc.date.issued2018-04-10-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Priscila Tinelli Pinheiro; FARIAS, Rafael Fávero; COURA, Alexandre de Castro. Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas. Revista Jurídica Cesumar, Maringá, v. 18, n. 1, p. 109-132, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9184.2018v18n1p109-132. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/6068/3185.pt_BR
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage109pt_BR
dc.citation.epage132pt_BR
dc.identifier.doi10.17765/2176-9184.2018v18n1p109-132pt_BR
dc.identifier.issn2176-9184pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1044-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the possibility of public policies intended to inclusion would entail the exclusion of students with special needs enrolled in the regular school system from the analysis of the situation in Vitória, capital of Espírito Santo. This input is given from the determination of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBN nº 9394/2004) so that special education be provided preferably in regular schools. Based on the analysis of the data provided by the Municipal Department of Education regarding the number of schools in the public school system classified as accessible, it is investigated the way in which this inclusion of people with special needs in the educational scope occurs. As a result, the highlight was the failure of a policy limited to the mere entry of minority group in certain environments, from the point of view of effective inclusion.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a possibilidade de as políticas públicas intencionadas à inclusão acarretarem exclusão de alunos com necessidades específicas que ingressaram na rede regular de ensino a partir da análise da situação no município de Vitória - ES. Tal ingresso se deu a partir da determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN nº 9394/2004) para que a educação especial fosse fornecida preferencialmente nas escolas regulares. Com base na análise dos dados fornecidos pela Secretaria de Municipal de Educação referente à quantidade de escolas da rede pública de ensino classificadas como acessíveis, investiga-se o modo pelo qual se dá esta inclusão das pessoas com necessidades específicas no âmbito educacional. Como resultado, destacou-se a insuficiência de uma política limitada ao mero ingresso de grupo minoritário em determinados ambientes, do ponto de vista de uma efetiva inclusão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Alvarenga (leticiaalvarenga@fdv.br) on 2021-02-18T17:16:43Z No. of bitstreams: 1 COURA - Inclusão excludente_para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas.pdf: 575934 bytes, checksum: 7eb52352f5853c6c4c5ecf640716eab9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2021-06-28T17:13:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COURA - Inclusão excludente_para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas.pdf: 575934 bytes, checksum: 7eb52352f5853c6c4c5ecf640716eab9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-28T17:13:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COURA - Inclusão excludente_para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas.pdf: 575934 bytes, checksum: 7eb52352f5853c6c4c5ecf640716eab9 (MD5) Previous issue date: 2018-04-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Jurídica Cesumarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectCharles Taylorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleInclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.typeArtigo de periódicoPOR
Appears in Collections:PPGD - Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.