Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1044
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas
metadata.dc.creator: Pinheiro, Priscila Tinelli
Farias, Rafael Fávero
Coura, Alexandre de Castro
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a possibilidade de as políticas públicas intencionadas à inclusão acarretarem exclusão de alunos com necessidades específicas que ingressaram na rede regular de ensino a partir da análise da situação no município de Vitória - ES. Tal ingresso se deu a partir da determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN nº 9394/2004) para que a educação especial fosse fornecida preferencialmente nas escolas regulares. Com base na análise dos dados fornecidos pela Secretaria de Municipal de Educação referente à quantidade de escolas da rede pública de ensino classificadas como acessíveis, investiga-se o modo pelo qual se dá esta inclusão das pessoas com necessidades específicas no âmbito educacional. Como resultado, destacou-se a insuficiência de uma política limitada ao mero ingresso de grupo minoritário em determinados ambientes, do ponto de vista de uma efetiva inclusão.
Abstract: This study aimed to analyze the possibility of public policies intended to inclusion would entail the exclusion of students with special needs enrolled in the regular school system from the analysis of the situation in Vitória, capital of Espírito Santo. This input is given from the determination of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBN nº 9394/2004) so that special education be provided preferably in regular schools. Based on the analysis of the data provided by the Municipal Department of Education regarding the number of schools in the public school system classified as accessible, it is investigated the way in which this inclusion of people with special needs in the educational scope occurs. As a result, the highlight was the failure of a policy limited to the mere entry of minority group in certain environments, from the point of view of effective inclusion.
Keywords: Direito à educação
Acessibilidade
Políticas públicas
Reconhecimento
Charles Taylor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Direito de Vitoria
metadata.dc.publisher.initials: FDV
Citation: PINHEIRO, Priscila Tinelli Pinheiro; FARIAS, Rafael Fávero; COURA, Alexandre de Castro. Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas. Revista Jurídica Cesumar, Maringá, v. 18, n. 1, p. 109-132, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9184.2018v18n1p109-132. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/6068/3185.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.17765/2176-9184.2018v18n1p109-132
URI: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1044
Issue Date: 10-Apr-2018
Appears in Collections:PPGD - Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.