Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1038
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação para a cidadania e consciência dos direitos e deveres fundamentais |
Autor(es): | Coura, Alexandre de Castro Zaganelli, Juliana Costa |
Resumo: | O presente artigo busca analisar se a implementação da teoria do desenvolvimento moral, concebida por Lawrence Kohlberg, nas escolas brasileiras contribui para com a consciência dos direitos e deveres fundamentais pelas crianças, adolescentes e jovens e, consequentemente, com o efetivo exercício da cidadania ativa. Inicialmente será apresentada a teoria do desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg e sua inserção no âmbito escolar. Em seguida, serão analisadas as estruturas que compreendem a conjuntura das mazelas sociais brasileiras, mediante bibliografias e pesquisas que abordam categorias como corrupção, segurança, violência, tolerância, encarceramento, democracia, paz e educação. Por fim, este estudo buscou analisar a educação para a cidadania como um caminho viável a fim de promover a responsabilidade e a consciência dos direitos e deveres fundamentais. Nota-se, em suma, a dialética entre a as mazelas sociais e o ensino que concebe uma aprendizagem cidadã. |
Abstract: | The main purpose of this paper is to analyze the application on moral development theory by Lawrence Kohlberg in the construction of a conscience about fundamental rights and duties. For such intent, at first, will be introduced the concept of the moral education and your insertion into the school scope. In a second moment, will be diagnosed all the structures about the social ills in Brazil –corruption, security, violence, tolerance, imprisonment, democracy, peace and education. Therefore, this study focused on analyzing the school as a place that’s promotes the citizen-student when implement an education for citizenship from the dialectic between social ills and the teaching of a citizen's learning. |
Palavras-chave: | Lawrence Kohlberg Educação para a cidadania Direitos e deveres fundamentais Cidadania ativa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Faculdade de Direito de Vitoria |
Sigla da Instituição: | FDV |
Citação: | COURA, Alexandre de Castro; ZAGANELLI, Juliana Costa. Educação para a cidadania e consciência dos direitos e deveres fundamentais. Revista da Faculdade Mineira de Direito, Belo Horizonte, v. 22, n. 44, jul./dez. 2019. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/Direito/article/view/20842. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1038 |
Data do documento: | 19-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | PPGD - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COURA - Educação para a cidadania e consciência dos direitos e deveres fundamentais.pdf | 276.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.