Please use this identifier to cite or link to this item: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1033
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Lucas Melo Borges de-
dc.creatorSantos, André Filipe Pereira Reid dos-
dc.date.accessioned2021-06-28T17:05:54Z-
dc.date.available2021-02-18-
dc.date.available2021-06-28T17:05:54Z-
dc.date.issued2020-04-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Lucas Melo Borges de; SANTOS, André Filipe Pereira Reid dos. Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito. Revista do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí [online], v. 29, n. 53, p. 222-231, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21527/2176-6622.2020.54.222-231pt_BR
dc.citation.volume29pt_BR
dc.citation.issue53pt_BR
dc.citation.spage222pt_BR
dc.citation.epage231pt_BR
dc.identifier.doi10.21527/2176-6622.2020.54.222-231pt_BR
dc.identifier.issn2176-6622pt_BR
dc.identifier.urihttp://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1033-
dc.description.abstractThe central issue of the present article it is about the effects and outcomes of the epistemological closure to historical knowledge in the formation of jurists in Law courses, both in legal teaching and legal research. As research technique it was used the literature review of seminal papers and books about the state of affairs of legal teaching and research in the last decades, just as the personal experience of the authors as university professors in Law courses. Initially it is pointed out organizing elements of a normative and uncritical legal tradition that gives a superficial consideration, or doesn’t consider at all historical, sociological, philosophical and anthropological knowledge. After that are examined some effects in teaching and research of the conjugation of a normative and uncritical legal formation with the contempt or indifference towards historical studies and human sciences in general – called of historical common sense of jurists, to paraphrase Luis Alberto Warat. Some of the effects are the manualization and schematization of Law, the methodological and theoretical reductionism of legal research and a technical and bureaucratic legal ethos. The notes are not reduced to the conclusion part. Along the article are highlighted some evidences of the consequences of a lack of critical comprehension by the jurists about themselves as an historical e social agent placed a field constituted and constitutive of the brazilian social formationpt_BR
dc.description.resumoA questão central do presente artigo é a dos efeitos e das decorrências do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de Direito, tanto no campo do ensino quanto no da pesquisa. Foi utilizada como técnica de pesquisa a revisão de literatura de trabalhos e livros seminais sobre o estado de coisas do ensino jurídico e da pesquisa jurídica nas últimas décadas, bem como a experiência pessoal dos autores na condição de professores universitários em cursos de Direito. Inicialmente são apontados elementos organizadores de uma tradição jurídica normativa e técnica que dá um tratamento superficial, ou que sequer considera os conhecimentos históricos, sociológicos, filosóficos e antropológicos para uma compreensão do fenômeno jurídico na contemporaneidade. Em seguida são examinados alguns efeitos no ensino e na pesquisa jurídica da conjugação de uma tradição jurídica normativa e acrítica com o desapreço ou a indiferença em relação aos estudos históricos e às ciências humanas de uma maneira geral – chamado no texto de senso comum histórico dos juristas, expressão parafraseada de Luís Alberto Warat. O manualismo e a esquematização, o reducionismo metodológico e teórico da pesquisa jurídica e o ethos jurídico técnico e burocrático são alguns desses efeitos. As considerações não estão reduzidas ao final do trabalho. Ao longo do texto são levantados alguns indícios das consequências de uma falta de compreensão crítica do jurista na condição de agente histórico e social inserido em um campo constituído e constitutivo da formação social brasileirapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luiz Nicoli Junior (luiz.nicoli@fdv.br) on 2021-02-18T14:24:49Z No. of bitstreams: 1 10122-Texto do artigo-49743-1-10-20201113.pdf: 386465 bytes, checksum: 861e705bc0e7bc7d178362c579b79baf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2021-06-28T17:05:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 10122-Texto do artigo-49743-1-10-20201113.pdf: 386465 bytes, checksum: 861e705bc0e7bc7d178362c579b79baf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-28T17:05:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 10122-Texto do artigo-49743-1-10-20201113.pdf: 386465 bytes, checksum: 861e705bc0e7bc7d178362c579b79baf (MD5) Previous issue date: 2020-04-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito de Vitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFDVpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuípt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação dos Juristaspt_BR
dc.subjectSaber históricopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleEfeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direitopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dcterms.typeArtigo de periódicoPOR
Appears in Collections:PPGD - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10122-Texto do artigo-49743-1-10-20201113.pdf377.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.